sábado, 19 de setembro de 2009

Unescos do Chipre

Pensei que já tinha postais de Chipre aqui mas pelos visto não. Esta semana recebi estes 3 enviados pelos Luís "ludovico". Ele foi até Chipre há uns dias e ofereceu-se para enviar postais de lá. Eu disse que gostaria de ter um postalito unesco e ele não fez por menos, em vez de 1 enviou estes 3 que equivalem a 2 locais unesco novos. Muito, muito obrigada.


Este postal de Pafos foi enviado directamente de Chipre, como aliás de pode ver pelo selo.

"Pafos é uma cidade portuária no sudoeste da ilha de Chipre. Era um dos mais célebres centros de peregrinação do antigo mundo grego, pois era onde se pensava ter nascido a deusa grega Afrodite. Foi a capital de Chipre já no tempo das civilizações grega e romana.
Em Pafos podem ser vistos os Jardins de Afrodite, o Forte de Pafos e mostras históricas da mitologia que foram declarados património mundial da Unesco. Foi aqui que esteve o tão famoso santuário de Afrodite. Contudo, o principal centro de interesse de Pafos é constituído por um grupo de quatro monumentos: as "casas" de Dioniso, Teseu e Aion e pela Villa de Theseus, com muitas das suas inúmeras salas pavimentadas com mosaicos de uma beleza ímpar, documentos preciosos para o estudo da interligação do real e do mitológico do povo que os construiu." - in: wikipédia
No postal pode ver-se o anfiteatro e o farol da cidade. O anfiteatro, de pedra calcária, data do século II d.C.. Actualmente é usado no verão para espectáculos musicais e teatrais.

O postal de pafos chegou ontem mas na quinta já tinha recebi estes 3 postais relativos às Igrejas Pintadas na Região de Troodos.
"As Igrejas Pintadas na Região de Troodos situam-se na ilha do Chipre, no extremo oriente do Mar Mediterrâneo. A região foi considerada Património Mundial da Unesco devido às dez igrejas bizantinas de paredes de pedra com deslumbrantes frescos datados do século XI ao século XIV."
Este é o postal da Igreja Ayiasmati, localizada perto da aldeia de platanistasa, a 45 km's de Nicosia. Foi construída pelo Padre Petros Peratis e pintada por Philip Goul em 1494.

Para finalizar, temos a Igreja do Arcanjo em Pedhoulas. Foi pintada em 1474 por Minas, um pintor local.

Sem comentários: