domingo, 6 de setembro de 2009

Postais unesco da Finlândia

Dos 6 locais unesco da Finlândia, só tinha 1 mas a semana passada recebi estes 4 enviados pela Merja "kotona". Primeiro tagamo-nos uma à outra numa tag e depois ela disse que tinha mais postais que me interessavam e por isso fizemos uma troca privada.

Não fosse o meu interesse por locais unesco, jamais pensaria que este monte de pedras é um local classificado como Património Mundial :o Trata-se do sítio funerario de Sammallahdenmäki, um local arqueológico situado na região de Satakunta no município de Lappi. O local é composto por 36 grupos funerários em granito que datam da Idade do Bronze, entre 1500-500.

Rauma é uma cidade finlandesa situada na costa oeste do país, a 50 km de Pori e 92 km de Turku.

A cidade está classificada como Património Mundial devido ao centro da cidade com construções de madeira, chamado de Rauma Antiga. Este centro tem cerca de 0.3 km², com aproximadamente 600 edifícios de madeira e onde vivem à volta de 800 pessoas. Os edifícios mais antigos datam do séc. XVIII uma vez que a cidade sofreu 2 grandes incêndios em 1640 e 1682.

A Igreja Velha de Petäjävesi é uma igreja luterana finlandesa inscrita na lista do Património Mundial da Unesco desde 1994. Está situada no município de Petäjävesi (centro-oeste da Finlândia), e encontra-se a 31 kms oeste de Jyväskylä. Foi construída entre 1763 e 1765. A Sua estructura básica segue um plano em cruz grega de braços iguais, coroada por uma cúpula octogonal. Foi construída com madeira de pinheiro e conta apenas com um pouco de vermelho-ocre, de acordo com a tradição medieval.

O arquipelago de Kvarken é a região estreita no golfo de Botnia que separa a baía de Botnia (a parte interna do golfo) do mar de Botnia. A profundidade de água na região de Kvarken é de cerca de 25 metros. Nesta região a terra ergue-se do mar cerca de 1cm por ano.
O arquipelago está classificado desde 2006.

Sem comentários: