segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Unescos da Índia

Durante muito tempo só tive 2 postais da Índia mas de há uns tempos para cá, os postais indianos foram aparecendo na caixa de correio com mais frequência. Hoje chegaram estes 3 que são unesco. Foram enviados pelo Abhishek "abhishek_b4u".

Começamos com um postal de Goa, que foi a capital do Estado Português da Índia desde 1510 até ser integrada na União Indiana em 1961. As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Estas igrejas e conventos ilustram a evangelização da Ásia. Estes monumentos foram ajudaram na divulgação do Manuelino, do Maneirismo e do Barroco em todos os países da Ásia onde foram estabelecidas missões.
No postal podemos ver a "Basilica do Bom Jesus - chamada por alguns “ o Taj Mahal de Goa” – é onde se encontra desde 1655 o túmulo de S. Francisco Xavier em prata finamente trabalhada por artistas locais. O altar mor, dominado pela figura de Santo Inácio de Loyola e todo em talha dourada ricamente trabalhada, é de tal forma imponente que depressa nos faz entender a designação de Goa Dourada que foi dada a Goa." - in: wikipédia

Este é o Templo Visvanatha que faz parte do Complexo de Monumentos de Khajuraho, classificados como Património Mundial desde 1986.
"Khajuraho é hoje um dos mais populares destinos turísticos na Índia, provavelmente pela presença do maior grupo de templos Hindus medievais, famosos pelas suas esculturas eróticas.
O conjunto de templos foi construído ao longo de cem anos, desde o ano 950 até ao ano 1050, dotado de uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Na época áurea da cidade, contavam-se mais de 80 templos Hindus, dos quais apenas 22 se encontram em estado razoável de conservação, espalhados numa área de cerca de 21 km².
São um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo, sendo excelentes demonstrações dos estilos arquitectónicos da Índia que ganharam popularidade devido à representação lascíva de alguns aspectos da forma de vida tradicional durante a época medieval naquela região. Viriam a ser redescobertos somente durante o século 20, tendo sofrido bastante com o crescimento das selvas circundantes que causaram prejuízos a alguns dos monumentos." - in
: wikipédia

"O Túmulo de Humayun é o mais antigo mausoléu mongol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período mongol. O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun no século XVI em honra do seu marido. É declarado pela Unesco como parte do Património Mundial desde 1993.
A sua importância arquitectónica-paisagística é vista sobretudo no facto de ter fundamentado a concepção que une mausoléus a jardins. Assim, seria também modelo do Taj Mahal, em Agra." - in:
wikipédia

Sem comentários: