sábado, 7 de fevereiro de 2009

Estátuas

Em dia de folga tinha de mostrar alguns postais. Pensei, pensei no que mostrar desta vez e decidi-me por postais de estátuas de algumas figuras da história do nosso país.

E para começar nada melhor do que com uma estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães. Esta estátua é uma obra de Soares dos Reis.
"D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, nasceu em 1110 tendo falecido em Lisboa, a 1185. Era filho do Conde D.Henrique de Borgonha e de D.Teresa, filha do rei de Leão. Após a morte do seu pai e a posterior sucessão da sua mãe, com a ajuda de populares defrontou-se contra ela a Batalha de S.Mamede, em 1128. Proclamou-se rei do Condado Portucalense, separando-o dos reis castelhanos, culminando com a independência do reino em 1143, em Portugal, prosseguindo as suas conquistas até ao Algarve, em 1185." - in: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/EstatuadeDomAfonsoHenriques@2

Quem sucedeu ao trono após D. Afonso Henriques foi D. Sancho I que aqui vemos numa estátua na Guarda. Esta estátua homenageia o rei por ter mandado povoar a cidade e edificar a Sé Catedral. Em 1199 concedeu foral e regalias à Guarda, transferindo para a cidade a sede da diocese. Em 1217 e 1229, o mesmo rei, confirma o foral.
D. Sancho I, filho de D. Afonso Henriques e D. Mafalda, nasceu a 11 de Novembro de 1154 e faleceu a 26 de Março de 1211. Cognominado o Povoador (pelo estímulo com que apadrinhou o povoamento dos territórios do país - destacando-se, como já referido, a fundação da cidade da Guarda.
E da Guarda vamos até ao Porto onde se encontra a estátua de Vímara Peres. Esta estátua de bronze em pedestal de pedra, foi criada por Barata Feyo em 1968 e encontra-se colocada na Calçada de Vandoma, junto da Sé.
"Conde de Vímara Peres, natural da Galiza, tomou em 868 Portugal aos Mouros e teria sido morto, no ano de 873, na localidade de Guimarães, cujo nome derivou de Vimanaris, designação anterior desta povoação. Vímara Peres iniciou a época do domínio cristão definitivo da região do Porto que foi sempre parte integrante do reino de Portugal. Vímara Peres deslocara-se a Guimarães, quando ocorreu a sua morte, porque o Rei Astur-Leonês Afonso III, aí entendeu reunir a cúria régia para tratar do repovoamento do território conquistado." - in: http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=104

Para finalizar,a estátua de Viriato, um dos líderes da tribo lusitana que confrontou os romanos na Península Ibérica, que se ergue à beira da Cava de Viriato em Viseu. Esta estátua é da autoria de Mariano Benliure que soube interpretar a alma e o vigor do valente guerreiro, que personificou a luta contra o invasor romano e que Viseu adoptou como personagem do seu imaginário na construção da imponência da cidade.

Sem comentários: