domingo, 10 de dezembro de 2023

Yazd - Irão

Dos poucos postais que tenho do Irão, este é sem dúvida o meu preferido. Tal como os outros, este também é de um local UNESCO. A Cidade Histórica de Yazd está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 2017. O Ehsan enviou-me um outro postal de outro local UNESCO mas infelizmente nunca chegou. 

Yazd é uma cidade antiga no coração do Irão onde história, cultura e arquitetura se misturam perfeitamente para criar uma experiência fascinante para os viajantes.
Situada a meio caminho entre Isfahan e a histórica cidade de Kerman, esta cidade oásis está rodeada pelos vastos desertos do Irão, criando uma paisagem austera mas bela.  
Com uma história que abrange mais de 5.000 anos, Yazd é um centro de comércio, cultura e religião há milénios e é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. Mantém o que há de mais antigo em religião, tradições e arquitetura. 
 
Photo by Mohsen Daschti
Embora mais frequentemente descrita como a entrada para um bazar agora inexistente, a principal função do complexo Amir-Chakhmagh, conhecido como Tekyeh, é servir de local para a realização do  Ta'ziyeh - um conjunto de rituais que lembram o martírio do terceiro Imam dos xiitas, Imam Hossein e que acontecem uma vez por ano durante o mês de luto de Moharram.   
O local, que data do século XV, leva o nome de seu construtor, Amir Jalal Al-Din Chakhmagh, governador de Yazd.

Sem comentários: