domingo, 3 de dezembro de 2023

NL-5613392

 Delfts Blawn, azul de Delft é o nome que identifica a cerâmica que hoje é inspiração para a maioria dos souvenires holandeses, No entanto a cerâmica original, pintada à mão, data do século XVI.

 

 
www.postcardsfromessie.nl

NL-5613392, enviado pela Adriana.
Por volta de 1550 a moda era a cerâmica Majolica, de origem italiana e espanhola. Muitos ceramistas que dominavam esta técnica viviam na Antuérpia mas, com a ameaça dos conquistadores espanhóis, eles acabaram fugindo e se instalando em Delft e trazendo a cultura da produção de cerâmica para a cidade.
Anos depois a Companhia das Índias, através do comércio com a China, começou a trazer para a Holanda a porcelana Chinesa que era super valorizada pelas famílias ricas e os ceramistas de Delft, procurando uma forma de competir com os produtos importados, acabaram por desenvolver um material, utilizando 3 tipos de argilas diferentes, que tinha um resultado final muito parecido com a requintada porcelana chinesa. A princípio os motivos das pinturas seguiam os desenhos das dinastias Ming e Kang Hsi, mas no início do século XVII já começam a aparecer peças com paisagens holandesas.
Apesar de não poder ser chamada de porcelana, por usar outro tipo de barro, a cerâmica de Delft alcançou sucesso mundial e as suas loiças e azulejos posicionaram a cidade como uma das mais importantes produtoras de cerâmica da Europa. No seu apogeu Delft tinha 33 fábricas. Hoje em dia só existe a Royal Delft, que é onde se encontra também o museu. - in:
https://www.brasileiraspelomundo.com

Sem comentários: