quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Limes Germânico Inferior - Alemanha

Já aqui falei em limes mas acho que nunca expliquei o que são. Ora bem, limes são o conjunto das fortificações, delimitações e ocupações sistemáticas nas fronteiras do Império Romano. Conseguir postais destes locais é uma verdadeira dor de cabeça. Tive a sorte de fazer tag ao Marcel que me enviou este postal com um selo a condizer. 
 
O Limes Germânico Inferior era uma importante secção de fronteira do Império Romano. Seguiu o antigo curso do Reno e estendeu-se por cerca de 400 quilómetros, desde Katwijk (Holanda) no Mar do Norte até Bad Breisig na Renânia-Palatinado, Alemanha.
 
Os sítios arqueológicos do Limes Germânico Inferior ilustram de forma especial o desenvolvimento de uma fronteira do Império Romano, bem como a vida e o intercâmbio cultural nas suas imediações. Devido ao seu valor universal excepcional, a UNESCO reconheceu uma seleção representativa de 44 sítios arqueológicos como Património Mundial em Julho de 2021. Um total de 24 desses sítios estão localizados em território alemão, distribuídos em 19 municípios da Renânia do Norte-Vestfália e um na Renânia-Palatinado.
Os restos de um castelo romano, assentamento e cemitério foram descobertos na colina Reckberg em Neuss. O castelo e o assentamento foram provavelmente construídos no século I. Hoje, os restos das três partes do sítio arqueológico são preservados sob o solo. A torre do castellum foi reconstruída em 1991.

Sem comentários: