sábado, 21 de janeiro de 2023

Abelharuco

Quando ando no passeio, especialmente em meio urbano, gosto de passar nos postos de turismo, não só para pedir informações sobre o local mas também para procurar postais. Nem sempre existem mas na dúvida perguntem sempre. No posto de turismo de Castelo Branco, diz quem já lá foi, há postais bem giros e grátis. Para além de postais, há também marcadores de livros. Ainda não fui a este posto de turismo mas tenho alguns postais que algumas pessoas trouxeram de lá. Em Novembro a Telma passou por Castelo Branco e enviou-me este postal. Não sou fã deste tamanho mas a imagem é linda. 
 
 
Não percebo nada de aves, tive de pedir ao google para me identificar a criatura. Este passarinho bem colorido é um abelharuco. É uma ave terrestre de tamanho médio, ricamente colorida. Os seus traços mais característicos são a garganta amarela, o peito e o ventre azulados, o dorso vermelho e a máscara preta. 
Em Portugal podemos vê-lo entre o início de Abril (por vezes em finais de Março) e Setembro. A construção dos ninhos ocorre durante o mês de Abril e as posturas têm lugar em Maio. A sua dieta varia em função da presença de abelhas, podendo estas constituir a sua presa principal. 
É comum em quase toda a região a sul do Tejo, enquanto que para norte deste rio encontra-se sobretudo na Beira Baixa, Beira Alta e Trás-os-Montes.

Sem comentários: