domingo, 24 de julho de 2022

PT RR * Grupo Surpresa de Junho

Estas últimas semanas têm sido fracas em postais. Devem andar a passear em qualquer lado porque aqui não têm chegado. E com uma rima, aqui ficam os postais do grupo de Junho do RR em Português.

 
Photo by Charley Fazio
Recentemente a Nídia fez a N2 e Castro Verde foi uma das paragens e este postal é de lá. Se não me engano, este é o meu primeiro postal desta vila alentejana. 
A Igreja das Chagas do Salvador, vulgarmente designada de Nossa Senhora dos Remédios (por alusão à fama de milagreira que alcançou uma imagem da Virgem, de roca, oferecida por um devoto, em 1630), é de fundação medieval e a sua história cruza-se, igualmente, com o imaginário criado em torno da Batalha de Ourique, tendo o templo sido instituído, segundo a lenda, por voto de D. Afonso Henriques após a vitória que alcançou sobre os cinco reis mouros. Sabe-se que o edifício se encontrava arruinado em inícios do século XVII, tendo o rei Filipe III autorizado a sua reconstrução, em 1621, afetando-se, para esse efeito, o rendimento dos terrádegos da Feira de Castro Verde. A igreja filipina, cujas obras se prolongaram por largos anos, é um edifício de feição maneirista, de nave única, capela-mor desenvolvida, torre sineira e fachada bem proporcionada.  - in: https://www.cm-castroverde.pt
 

Há uns anos fui conhecer Santa Maria da Feira com uma amiga minha. Embora tenha sido uma visita breve, lembro-me de ter passado pelo Convento dos Lóios. 
Convento dos Lóios, ou Convento do Espírito Santo, pertence a um grupo monumental juntamente com a Igreja Matriz e a magnífica escadaria.
Situado no centro da cidade, promove exposições a nível nacional e internacional nas áreas da pintura, arqueologia, história e história da arte. Explicando a origem do homem, evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria.
O Convento remonta ao século XVI e a sua edificação deve-se à iniciativa do terceiro Conde da Feira, D. Manuel Pereira. - in:
https://www.visitarportugal.pt
O postal foi enviado pela Diana.

 
Design: Luís Chimeno * Foto: Manuel Ribeiro
 Pensava que já tinha este postal que o Rui me enviou do Crato mas afinal tenho é outros parecidos.
O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, localiza-se em Flor da Rosa, pertinho do Crato.
É considerado o mais importante exemplo de mosteiro fortificado existente na Península Ibérica.
Mandado construir em 1356 por D. Álvaro Gonçalves Pereira, primeiro Prior do Crato e pai do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira foi, segundo historiadores o local de nascimento deste.
Em 1232 o Rei D. Sancho II doou a povoação do Crato à Ordem dos Hospitalários. Foi em 1340 que a sede da Ordem do Hospital foi alterada de Leça do Bailio ou de Belver, para o Crato, tendo logo o Prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira, decidido fundar uma capela na localidade. Com o crescimento da Ordem é então erguido este Mosteiro, casa-mãe da Ordem em Portugal, fundado em 1356. A partir do século XVI, a Ordem do Hospital passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que ainda hoje conserva.
Actualmente, o Mosteiro abriga o túmulo do fundador, uma pousada da Enatur e o Núcleo de Escultura Medieval do Museu Nacional de Arte Antiga. - in:
wikipédia

Sem comentários: