domingo, 26 de setembro de 2021

Capela Scrovegni - Itália

Há poucos meses a Capela Scrovegni e outros 7 edifícios entraram para a lista do Património Mundial com o nome Conjunto de Frescos do Século XIV de Pádua. Só não fiquei completamente feliz com este postal porque não gosto do formato e não entendo o porquê dos cristais à volta. Bem, o importante é que risquei mais um lugar da longa lista UNESCO.

A Capela Scrovegni contém os frescos mais importantes que marcaram o início de uma revolução na pintura mural e influenciaram a técnica, o estilo e o conteúdo dos frescos durante um século inteiro. 


Gel Style by Patrizia

Os frescos da Capela Scrovegni, dedicada a Santa Maria da Caridade, datam de 1303 e 1305. Foram pintados por Giotto, por encomenda de Enrico degli Scrovegni. Os frescos, que narram acontecimentos da vida da Virgem Maria e de Cristo, cobrem todas as paredes. Na parede oposta ao altar está o grandioso Julgamento Universal, que conclui a história da salvação humana. 
Este conjunto de frescos é uma das obras-primas mais importantes da arte ocidental. 
A capela foi originalmente anexada ao palácio da família Scrovegni, construído após 1300, seguindo o contorno elíptico dos restos da arena romana.
Em 1880 a capela foi adquirida pela cidade de Pádua e os frescos vulneráveis foram submetidos a várias operações de restauração especializadas durante os séculos XIX e XX.


Sem comentários: