segunda-feira, 11 de março de 2019

PT RR - Grupo 119 * Surpresa de Fevereiro

Depois de um mês de pausa para a Joana tratar da vida, o grupo surpresa do RR em Português voltou o mês passado. Voltou o grupo e voltaram os postais. Estes são de Portugal e França e foram enviados pela Liliana, pelo Paulo, pela Joana e pela Ana. 

Forways, LTD
Tenho de pensar em voltar a Óbidos. Só lá fui 2 vezes e a última delas foi há 9 anos!! Na altura a Igreja de Santa Maria não estava com tão bom aspecto e nem o tempo estava grande coisa. 
O templo que hoje se ergue na Praça de Santa Maria, ao fundo da Rua Direita, data do século XVI e foi construído por iniciativa da rainha D. Leonor, esposa de D. João II. Foi nesta igreja que se casou, a 15 de agosto de 1441, o infante D. Afonso (mais tarde rei D. Afonso V de Portugal) com sua prima D. Isabel, tendo ele dez e ela oito anos de idade. - in: https://www.visitportugal.com/pt-pt/node/136526

Na minha próxima viagem aos Açores quero visitar (melhor) o Faial e ir também ao Pico. Subir à montanha, apesar de tentador, é que não me parece que vá acontecer. Já lá vai o tempo em que fazia longas caminhadas. 
O imenso cone vulcânico da Montanha do Pico, o terceiro maior vulcão do Atlântico, impõe-se na paisagem da ilha. Na sua cratera principal aloja-se um cone de lava designado de Piquinho, no topo do qual fumarolas permanentes encarregam-se de lembrar a sua natureza vulcânica. A cerca de 1250 metros de altitude, onde se inicia a subida pedestre à Montanha, já se avista grande parte da ilha, bem como as vizinhas Faial e São Jorge. A subida até ao topo é cansativa, mas recompensada por panorâmicas fantásticas e únicas, que nos dias límpidos nos premeia adicionalmente com o vislumbre das ilhas Graciosa e Terceira. - in: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/acores-pico

Éditions d'Art
 A corrente de Huchet é um rio costeiro presente nas comunas de Léon, Vielle-Saint-Girons e Moliets-et-Maâ, no departamento francês de Landes. É a saída da lagoa de Léon e desagua no Oceano Atlântico na comuna de Moliets-et-Maâ. 
A Reserva Natural Courant d'Huchet foi criada em 1981 numa área com 617.942 ha.

Photos: © Pierre Péron
Eu bem queria identificar estes moinhos mas é tarefa complicada. Quanto às torres, a da esquerda é o campanário de Dunquerque e a outra não descobri. 
Na maior parte dos moinhos no norte da França as pás são orientadas para o vento por rotação de toda a torres. A torre roda num pivô maciço fixado no chão - mantido firme por uma base de tripé, chamada de “cavalete”. Quando a direcção do vento muda, o moleiro tem fazer girar o moinho. 
Muitas vezes a base é coberta para a proteger do clima e fazer uma arrecadação extra.

Sem comentários: