domingo, 20 de janeiro de 2019

Monticello - USA

Todos sabemos que Thomas Jefferson (1743-1826) foi um presidente dos Estados Unidos, o terceiro, para ser mais precisa. Alguns de nós podemos até saber que ele foi o principal autor da Declaração de Independência Americana, mas provavelmente poucos sabem que ele também era um talentoso arquitecto de edifícios neoclássicos. Eu definitivamente não sabia disso, não antes de receber estes postais. Ele projectou Monticello (1769-1809), a casa principal da sua plantação e a Universidade da Virgínia.
Em 1987, Monticello e a Universidade da Virgínia foram juntos classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 

Monticello foi em grande parte terminado quando Jefferson partiu para a França em 1784 como ministro americano. Durante cinco anos, as suas ideias sobre arquitectura mudaram drasticamente, pois ele foi influenciado pelo trabalho de arquitectos neoclássicos contemporâneos e por antigos edifícios romanos.
Jefferson começou a elaborar planos para alterar e ampliar Monticello em 1793, e o trabalho começou em 1796. Grande parte da casa original foi demolida. A estrutura final, concluída em 1809, é um edifício de três andares com 35 divisões, 12 delas na cave; cada divisão tem uma forma diferente.

Photographer: R. Lautman
US-5697011, enviado pelo Rick.
Thomas Jefferson colocou várias engenhocas na casa. Uma dela, ou melhor duas, são os pequenos elevadores colocados em ambos os lados da lareira na sala de jantar. Os elevadores serviam para carregar garrafas de vinho da adega no piso inferior. 
A sala de jantar recebia familiares e convidados para duas refeições por dia, pequeno-almoço e jantar. Enquanto esperava que sua família se reunisse, Jefferson costumava ler sentados numa das pequenas poltronas francesas. 

Sem comentários: