quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas - Ucrânia

Há exactamente 2 anos passei por Kiev. Foram apenas umas horas entre voos e não houve muito tempo para visitar a cidade, além disso, a chuva também não ajudou. Ainda assim tive tempo para visitar o Mosteiro das Cúpulas Douradas. Se o exterior é bonito, o interior da catedral é de tirar a respiração. 
Desta visita ficou a vontade de voltar a Kiev. 

Postal enviado pela Katya.
A catedral do mosteiro de São Miguel, com suas cúpulas fabulosamente brilhantes, é um dos mais belos e importantes templos ortodoxos da Ucrânia. Construído na década de 90, é um cópia de outra catedral que esteve naquele local durante mais de oito séculos.

UA-1576704, enviado pela Svitlanka.
O neto de Yaroslav o Sábio, o Príncipe Sviatopolk, fundou a catedral no início do século XII. O seu nome é uma homenagem a São Miguel - o protector de Kiev. Seu apelido, a Catedral das Cúpulas Douradas, vem do facto de ter sido a primeira e única igreja com cúpulas tão extravagantes no antigo Principado de Kiev. Arquitectos bizantinos participaram da construção da Catedral. No entanto, os elementos do estilo arquitectónico ucraniano também se manifestam claramente. Ao mesmo tempo que a catedral foi construída, surgiram à volta dela outros edifícios.

 UA-380919, enviado pela Tanja.
A igreja tornou-se o monumento religioso mais honrado entre os moradores de Kiev. A sua importância cresceu em 1108, depois do seu santuário principal - as relíquias da Santa Bárbara, ter sido trazido de Constantinopla para Kiev. Quando a catedral original foi destruída, essas relíquias foram mantidas na Catedral de St. Volodymyr em Kiev.
Embora o mosteiro tenha sido gravemente danificado durante a invasão tárger da Mongólia, continuou a prosperar e a crescer, principalmente devido aos esforços dos reis polacos e, mais tarde, dos Hetmans ucranianos. No século XVI, o Mosteiro de São Miguel foi um dos claustros mais ricos de Kiev. Um século depois, foi quase completamente reconstruído, acrescentando detalhes ucranianos barrocos.

UA-1182066, enviado pela Victoria.
A Catedral de São Miguel é famosa por seus mosaicos e frescos únicos, que são legitimamente considerados as maiores criações da pintura monumental do antigo russo. Seus mosaicos são apelidados de "cintilação", devido ao seu requinte e brilho. Quando o templo foi completamente demolido pelos soviéticos em 1937, os valiosos mosaicos foram resgatados. Alguns deles foram mantidos na Catedral de Santa Sofia, outros foram levados ao Museu do Hermitage em São Petersburgo e para a Galeria Tretyakov em Moscovo. Após a reconstrução da catedral, todos foram devolvidos.


UA-640954, enviado pela Elena.
Hoje, o complexo monástico de São Miguel inclui, juntamente com a catedral reconstruída, um refeitório com a Igreja de São João, o Divino e um campanário, criado no século XVIII. No interior do campanário funciona um museu dedicado à história do complexo de São Miguel. Sua exposição única mostra em detalhes o significado e a trágica história do claustro, juntamente com outros edifícios religiosos em Kiev destruídos pelos bolcheviques. 

Sem comentários: