segunda-feira, 28 de março de 2016

PT RR - Grupo 3 * Igrejas

Mudo de RR. Este é da comunidade em português e neste grupo enviaram-se postais de igrejas. Recebi um de Lisboa enviado pela Rita e a Luzia enviou um de Minas Gerais. 

Foto: Henrique Ruas
Apesar de até ir muitas vezes a Lisboa nunca visitei as ruínas do Convento e Igreja do Carmo, e já lá passei algumas vezes. Quem sabe numa próxima visita à capital.
Mandado construir em 1389 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, o Convento da Ordem do Carmo ergue-se numa posição privilegiada, sobranceira ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), e próxima ao morro do Castelo de São Jorge. 
A igreja do convento, que já foi a principal igreja gótica de Lisboa, ficou em ruínas devido ao Terramoto de 1755 e é uma das principais marcas deixadas pelo terramoto ainda visíveis na cidade. O convento eventualmente passou a ser uma dependência militar e, durante a Revolução dos Cravos, foi no quartel do Carmo que o Presidente do Conselho do Estado Novo, Marcelo Caetano, se refugiou dos militares revoltosos. 
Actualmente as ruínas são sede do Museu Arqueológico do Carmo. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-da-igreja-e-do-convento-do-carmo-14012

Está tudo encaminhado para que em Setembro eu vá a Minas Gerais, no entanto o Santuário do Caraça não está nos meus planos de locais a visitar. 
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, integrante do Santuário do Caraça, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Catas Altas, no estado de Minas Gerais.
Situada na Serra do Caraça, construída entre 1876 e 1883, auge do período de mineração, no local onde antes existia a Ermida do Irmão Lourenço, foi inaugurada em 27 de maio de 1883.
Uma das principais rotas de turismo do município, foi a primeira igreja do Brasil em estilo neogótico. Possui uma torre de 48 metros de altura e uma pintura da Santa Ceia pintada pelo Mestre Ataíde em 1828. O altar possui uma imagem barroca de Nossa Senhora Mãe dos Homens talhada na madeira em peça única, com roupas pintadas a ouro, vinda de Portugal em 1784. - in: wikipédia

Sem comentários: