quinta-feira, 10 de março de 2016

Cristo Redentor - Brasil

Estive há poucos dias de férias e já ia de férias outra vez. Falando em férias, o Brasil é a minha 1ª opção para as últimas férias do ano, no entanto o Rio de Janeiro não está nos meus planos. O Brasil é muito mais que o Rio e é esse muito mais que eu quero conhecer. 

Quem vai ao Rio, com certeza que tem como visita obrigatória, digo eu, o Cristo Redentor, reconhecido em todo o mundo como um símbolo do cristianismo e um ícone cultural tanto do Rio como do Brasil. 
A estátua situa-se no Corcovado no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. 
Ao longo dos anos recebi alguns postais do Cristo Redendor, alguns mais que uma vez. Estes foram enviados pelo  Miguel, pelo Aleks, pela Luiza, pela Luana, pelo Mauro e pela Ana.

Concluído em 1931 e com 30 metros de altura, o Cristo Redentor é a segunda maior estátua de Cristo no mundo. Foi nomeado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007.

A ideia de erguer um grande monumento cristão no Corcovado remonta à década de 1850, quando um padre católico local pediu fundos à Princesa Isabel para construir um. A princesa não se mostrou entusiasmada com a ideia e o plano foi posto de lado com a fundação da República do Brasil, em 1889, que separou a igreja e o estado.
Em 1921, o Círculo Católico do Rio começou a recolher assinaturas e doações para um monumento cristão de financiamento privado. Vários projectos foram consideradas, incluindo uma grande cruz e uma estátua de Cristo segurando um globo, mas foi ama imagem de Cristo com os braços abertos que acabou por ser escolhida.

Fotografia: Rodolfo Machado
A construção começou em 1922. A estátua do Cristo Redentor foi projectada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e esculpida a partir de concreto e pedra-sabão por Paul Landowski. Depois de nove anos e um custo de US $ 250.000, a estátua foi aberta ao público em 12 de Outubro de 1931.

Para celebrar Cristo 75º aniversário do Redentor, em 2006, foi construída uma capela dedicada à padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida) na base. 
A estátua foi atingida por um raio em Fevereiro de 2008  mas não sofreu qualquer dano devido às propriedades de isolamento da pedra-sabão.

Cristo Redentor retrata Cristo com seus braços abertos num gesto de boas-vindas, representando o seu papel de redentor do mundo. Pesa um total de 635 toneladas.
A visita ao Cristo Redentor é também famosa pelas suas magníficas vistas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

O monumento é acessível por estrada e uma ferrovia de cremalheira (3,8 km), que oferece belas vistas ao longo do caminho. A partir do parque de estacionamento os visitantes têm uma escolha de 220 degraus ou um sistema de elevadores para chegar à estátua.

Sem comentários: