domingo, 7 de junho de 2015

Salvador da Bahía - Brasil

Eu bem disse que ia iniciar um desfile de postais brasileiros, aqui ficam mais 3, todos de Salvador e enviados pela Sílvia e pela Déa. 

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
 A Igreja do Bonfim talvez não seja a mais bonita das igrejas em Salvador mas é certamente a mais conhecida. Foi construída entre 1746 e 1754 em estilo neoclássico e fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com belos frescos e azulejaria. O objectivo da construção da igreja foi  abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa, em 1745. 
O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana. 
As grades no adro da igreja estão cobertas por milhares de fitinhas do Bonfim!! Estas fitas foram criadas no  início do século XIX e têm a medida do comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim. Inicialmente a fita era usada no pescoço, como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos. Não se sabe exactamente quando ocorreu a transição para o uso da fita no pulso.

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
Todos os anos, desde 1773, na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis acontece a Lavagem do Bonfim, um dos mais famosos eventos da Bahia. A procissão, que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, arrasta uma multidão que faz questão de usar roupas brancas. Chegando na igreja do Bonfim, baianas vestidas a caráter lavam com água-de-cheiro (mistura de seiva de alfazema com água de flores) as escadarias do templo. A festa começa de manhã e vai até o final do dia. - in: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/salvador/meadosdejaneirolavagemdobonfim.cfm

Pau Brasilis - Photo Christian Fehr
O Farol de Santo António, mais conhecido como Farol da Barra é considerado o farol mais antigo das Américas.  A sua construção concluída em 1698.  Faz parte do conjunto arquitectónico do complexo militar do Forte de Santo António da Barra, que abriga também o Museu Náutico.
Foi aberto ao público em maio de 2011.

Sem comentários: