quarta-feira, 10 de junho de 2015

Presidente Prudente - Brasil

Quando eu estava quase a ficar sem postais brasileiros para colocar aqui, eis que chega mais um. 
O Anthony descobriu que em Portugal há uma localidade com o sobrenome dele, Almeida e perguntou se alguém tinha postais de lá. Por acaso consegui recentemente uns postais de Almeida numa feira de turismo e enviei-lhe um. Espero que o receba em breve. Entretanto já recebi este postal de Presidente Prudente, uma cidade no interior do estado de São Paulo. O postal mostra o Centro Cultural Matarazzo. 

www.paulomiguelfotografia.com
O Centro Cultural Matarazzo é uma referência na vida cultural e artística de Presidente Prudente. 
O centro foi construído nas antigas instalações das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, no leste da cidade. As IRFM foram o maior complexo industrial da América Latina, tendo como seu fundador o imigrante italiano Francesco Matarazzo.
As IRF Matarazzo actuaram na cidade até a década de 1970, quando em todo o país começou o declínio do complexo industrial, sendo vendidas, arrendadas ou hipotecadas sucessivamente suas instalações. A actividade industrial parou, os armazéns ficaram abandonados e desocupados. 
Devido à sua enorme estrutura e do seu avançado estado de deterioração, ninguém nunca se propôs a comprar o edifício. O custo da compra e da reforma tornava tudo muito proibitivo. A prefeitura de Prudente já tinha tentado adquirir a construção em anos passados, mas a negociação nunca tinha dado certo. Porém, no ano de 2007, foi feita uma oferta pelo complexo e a mesma foi aceita. Depois de concretizar a compra foi aberta uma licitação para reforma do prédio. O objectivo era a construção de um grande centro cultural para agregar toda a produção artística da cidade.
Actualmente o centro dispõe de vários equipamentos, como por exemplo, Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Paulo Roberto Lisboa, Auditório “Sebastião Jorge Chammé”, entre outros. 

1 comentário:

Anthony Almeida disse...

Que bom que chegou!
Espero que tenhas gostado!
:)