domingo, 4 de junho de 2023

Copán - Honduras

Já tinha postais das Honduras e de Copán, um dos dois locais UNESCO do país, mas agora tenho um postal enviado de lá e com muitos selos, graças ao Eric.
Os outros postais foram enviados pela Stefanie e pelo Wilmer.  
 
Foto: Juan Bendeck
Sítio Maia de Copan está classificado desde 1980.
Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste das Honduras, próximo da fronteira com a Guatemala. Este lugar é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia.
 
Photo by Marino Cattelan
A cidade de Copán é famosa pelas suas estelas retratando a maioria dos eventos ocorridos na sua história, instaladas sequencialmente na praça central da cidade, adjacente à acrópole (um grande complexo de pirâmides, praças e palácios). As estelas, inscrições e relevos decorativos de Copán são o que há de mais refinado que sobreviveu da arte da meso-américa antiga.

 
 Fotos: Juan Bendeck
As construções de Copán sofreram consideravelmente com as forças da natureza durante os séculos em que estiveram abandonadas, até a sua redescoberta. Ocorreram numerosos terremotos, o rio Copán mudou o seu curso e inundou uma parte da cidade, destruindo parte da acrópole e vários dos grupos arquitectónicos do lugar e as edificações foram invadidas pela vigorosa selva tropical que periodicamente se incendiava, causando danos consideráveis às pedras calcárias das construções.
Muitas das estruturas deste sítio têm sido constantemente consolidadas e restauradas por vários arqueólogos que estudam o lugar.

1 comentário:

PAULO OLIVEIRA disse...

Marta, que sorte! Postais das Honduras.