domingo, 4 de junho de 2023

Vencedora do Mês de Maio

Parabéns para mim que fui a vencedora do mês de Maio e recebi estes postais fantásticos.

 
 Fotografia: Fernanda Gonçalves
Parece que a Diana também gosta de ir a feiras de antiguidades e colecionismo. Hoje fui à da Guarda. Pois bem, foi na feira de Espinho que ela encontrou este postal super lindo. Adorei!! 
Esta imagem foi capturada em Carção, Vimioso.
 

O Tiago costuma publicar no instagram e FB fotos dos postais que envia e numa das publicações vi este postal. Pensei logo "será que é para mim?" Era mesmo e tal como o postal da Diana, fica maravilhosamente bem na coleção dos velhotes.
 

Fotografia: Henrique Ruas
Ainda há tantas coisas que não conheço, e outras que nem sequer ouvir falar, no nosso país. A Ana Cláudia deu-me a conhecer as ruínas romanas de S. Cucufate em Vila de Frades, Vidigueira. 
Estas ruínas são compostas por uma mansão, termas, um templo e uma zona de produção agrícola. A villa é provavelmente a maior em Portugal, e um exemplar único no país, estando integrada na tipologia de uma villa áulica.
A ocupação romana do local iniciou-se provavelmente no século I d.C, e terá terminado nos séculos V a VI, durante as invasões bárbaras da Península Ibérica. Porém, o sítio continuou a ser habitado durante este período, tendo o antigo templo romano sido convertido numa basílica paleocristã.
A antiga casa romana foi depois ocupada por dois mosteiros cristãos dedicados a São Cucufate, fundados em períodos diferentes, e cada um com a sua própria igreja, construídas em locais diferentes dentro das ruínas.
Os vestígios arqueológicos foram classificados como Monumento Nacional em 1947. - in:
wikipédia

O Pedro enviou-me este postal porque sabe que gosto de igrejas mas também podia ter sido para matar as saudades da Madeira. 
A igreja neste postal é a Igreja do Colégio, um exemplar admirável da arquitetura religiosa do século XVII. Considerado um dos mais belos monumentos do Funchal, este templo marca a transição do maneirismo internacional para o barroco português. - in: https://visitmadeira.com
 

Mais uma igreja, mais uma ilha. O postal foi enviado pela Isabel.
A Terceira foi a minha primeira ilha dos Açores e daqui a uns dias até lá vou estar durante umas horas mas não vai dar para ir a Angra visitar a Sé. 
A Igreja do Santíssimo Salvador da Sé é um templo imponente, considerada a maior igreja de todo o arquipélago dos Açores. Foi construída a partir de 1568 para sede do bispado da cidade de Angra. 

Nos últimos 2 meses a Maritere, de Espanha, tem participado neste jogo e enviou-me um postal de Palencia. 
Puentecillas é talvez um dos lugares com maior personalidade e charme da cidade de Palencia. É considerada a ponte mais antiga da cidade, pois as suas origens parecem remontar à época romana, provavelmente do século I aC. No entanto, as inúmeras reformas pelas quais passou desde então mudaram radicalmente seu estilo arquitetônico atual. De todas estas transformações, a mais importante foi a ocorrida por volta do século XVI, quando o seu aspecto e traçado foram adaptados aos que apresenta hoje.  
Era um lugar de passagem para os clérigos que iam ao Sotillo de los Canónigos e para os jardineiros que cultivavam os pomares localizados nas margens do rio.
 
Tal como eu, e a maior parte dos postcrossers, a Tânia gosta de viajar e visitou o Monte St. Michel na sua última viagem. Eu ainda não o visitei mas quero muito lá ir. Deixo aqui 10 curiosidades sobre o local.
- A sua construção começou em 708 d.C e decorreu ao longo de 1300 anos;
- A ideia surgiu de um sonho do Bispo Aubert de Avranches em que o Arcanjo Michel o instruiu a construir uma igreja na ilha rochosa situada na foz do rio Couesnon;
- A construção do Monte São Michel representa a hierarquia feudal praticada na época. Deus está no topo e depois disso vem a abadia e o mosteiro. Os grandes salões foram construídos abaixo disso e depois vêm os armazéns e as casas no fundo. Quase do lado de fora dos muros estão situadas as casas dos pescadores e dos agricultores;
- As impenetráveis fortificações e ondas de maré alta impossibilitaram os ingleses de invadir e conquistar o Monte Saint-Michel durante a Guerra dos Cem Anos;
- O Monte Saint-Michel foi uma prisão durante a Revolução Francesa no século XVIII;
- O Monte Saint-Michel é conhecido por ser um destino turístico, mas é também um local de peregrinação muito importante; 
- William o Conquistador, Duque da Normandia, criou uma réplica do Monte Saint-Michel que foi chamado de Monte de Penzance de Saint Michel e está situado no lado inglês do canal; 
- O icônico castelo do filme de animação Entrelaçados foi inspirado no Monte Saint-Michel. Foi também a inspiração por trás das Minas Tirith, a capital de Gondor em O Senhor dos Anéis; 
- As ondas de maré no Monte Saint-Michel atingem quase 14 metros, as mais altas da Europa;
- O Monte Saint-Michel e a baía ao redor estão listados como Património Mundial da UNESCO desde 1979. - in: https://www.billets-montsaintmichel.fr

Sem comentários: