sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Lago Manasarovar - Tibete

Na prenda de Natal que a Vitória me enviou vinha também este postal para além do postal de Alfama que mostrei há uns posts atrás. É do Tibete e mostra o lago sagrado de Manasarovar com o Monte Kailash lá atrás. 

O Lago Manasarovar é um lago de água doce da Região autónoma do Tibete, considerado como um lugar sagrado pelo Tibete e pela Índia.  Está situado a uma altitude de 4585 metros e é o lago de água doce o mais alto do mundo.

 © Himalayan MapHouse (P) Ldt * Photo: Kami Tshering Sherpa
Como o Monte Kailash, o lago Manasarovar é um lugar de peregrinação para muitos crentes vindos da Índia, do Tibete ou dos outros países vizinhos. É um lago sagrado para as religiões hinduístas, budistas, jaïnista e Bon-pa. Constitui uma das três etapas da peregrinação completa com o Kailash e Thirtapuri. Os peregrinos hinduístas banham-se no rio mas não os budistas. 
Na mitologia hinduísta, o lago foi criado pelo espírito de Brama; por isso é chamado Manasarovar em sânscrito, combinação das palavras manas (espírito) e sarovar (lago). As suas águas são consideradas serem de um grande benefício espiritual, banhando-se como os hindus ou bebendo-a como os tibetanos, e é também considerado como excelente para a saúde e longevidade. - in: wikipédia

Sem comentários: