segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Castelo da Amieira do Tejo

O castelo da Amieira do Tejo também está na minha lista de castelos visitados. Estive lá em 2013 e deste castelo a minha memória não se esqueceu. Até me lembro que no posto de turismo vendiam postais a 0.10€!!!! Passados estes anos todos não sei se ainda foi a este preço que o Rui comprou o que ele e a Carla me enviaram para me desejar boas festas. 
 
Foto: Manuel Ribeiro
Amieira do Tejo é uma freguesia do concelho de Nisa.
O castelo da Amieira, é suposto, ter sido construído no reinado de D. Afonso IV, por volta de 1350, pela Ordem de São João do Hospital de Jerusalém, a quem o rei D. Sancho II, no século XIII, doou estas terras.   A posse desta ordem terminou em 1440, no reinado de D. Pedro, devido ao prior da ordem se ter colocado ao lado de D. Leonor de Aragão, no diferendo com D. Pedro, envolvendo forças de Castela.   
 
Photo by Manuel Ribeiro

O terramoto de 1755, deixou o castelo bastante danificado, tendo sido realizadas algumas obras de restauro, mas só em meados do século XX, já classificado como Monumento Nacional, teve obras significativas de consolidação e restauro, por parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.   Este pequeno castelo tem forma rectangular, com quatro torres, cada uma num dos… seus ângulos e Torre de Menagem. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-amieira-do-tejo-13992

Sem comentários: