domingo, 19 de agosto de 2012

Unescos da Índia

Continuo com postais da Índia e estes são de locais Unesco novos. O primeiro foi enviado pelo Nagi e o 2º pela Sita "seetas".

 Foto: V B Anand
 Este bonito edifício podiam ser um dos muitos palácios indianos mas na verdade é uma estação de caminho de ferro.
A Estação Chhatrapati Shivaji é uma estação de comboios histórica em Bombaim (Mumbai). Serve os comboios da principal linha ferroviária (Central Railway) que têm Bombaim como destino, assim como a linha suburbana de Bombaim. É utilizada por cerca de 3 milhões de pessoas diariamente.
O edifício foi projetcado pelo engenheiro britânico Frederick William Stevens (1848-1900) num estilo neogótico italianizante, com influências da arquitectura indiana.
Foi construída entre 1878 e 1888 e foi inicialmente batizada  como Estação Vitória (Victoria Terminus) em homenagem à rainha Vitória do Reino Unido. O nome actual é uma referência a Shivaji (1630-1680), fundador do Império Maratha.
Pelo seu valor arquitectónico, histórico e cultural, a Estação foi designada Património Mundial da Humanidade 2004.

O Parque Arqueológico de Champaner-Pavagadh fica em Gujarat, Índia. O sítio inclui, entre outros vestigios, fortificações, palácios, edificios religiosos, residências, estruturas agriculturais e instalações de água, do século VIII ao XIV. O Templo de Kalikamata no topo da colina de Pavagadh é considerado um importante santuário, atraindo grande número de peregrinos a longo do ano. O sítio é a única cidade pré-mongol completa e intocada. - in: wikipédia
ESte parque está classificado pela Unesco como Património Mundial também desde 2004.

Sem comentários: