quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Castelos da Polónia

O Emerich voltou a pedir para fazermos uma troca e eu disse que sim. Desta vez trocámos 15 postais. Escolhi essencialmente castelos e locais na lista de tentativas da Unesco.
Estes dois castelos são na Polónia.


Photo by D. Kmiotek
O castelo de Bobolice foi mandado construir pelo Rei Casimiro III o Grande em meados do século XIV. Este castelo fazia parte de um sistema defensivo que pretendia defender a fronteira ocidental da Polónia. Em 1587 o castelo entrou em declínio durante a invasão de Maximiliano III, o Arquiduque da Áustria, rival de Sigismundo III Vasa ao trono polaco.
O castelo foi depois reconstruído mas em 1657 voltou a ser destruído, desta vez pelas tropas suecas.
Actualmente pretence à família Lasecki que o decidiu reconstruir em 1999.
 
 Photo by Archiwum Urzedu
O castelo de Siewierz também foi construído no século XIV. Teve vários donos, foi destruído e reconstruído várias vezes e foi usado para fins militares outras tantas vezes.
Funcionou até 1790, quando o parlamento polaco decidiu integrar o ducado de Siewierz na Polónia. Após o Congresso de Viena em 1815, as terras do ducado e o castelo, passaram a depender da Rússia. A partir daí o castelo começou a perder importância e entrou em ruína.
Hoje em dia é um importante centro cultural em Siewierz. Após vários trabalhos de reconstrução tornou-se uma famosa atracção turística.
É possível assistir a concertos e performances históricas e populares. Além disso, os turistas podem andar pelo castelo e aceder a visitas virtuais, usar roupas de época, experimentar armas do passado e assistir a torneios medievais.

Sem comentários: