domingo, 28 de agosto de 2011

5 postais Unesco RR - Grupo 82 (Christa)

A Christa enviou-me postais de locais novos do Uzbequistão e Egipto. Foi uma boa surpresa. Para além destes, enviou 2 da Croácia e 1 da Dinamarca.


Bucara é a quinta cidade mais povoada do Uzbequistão. É uma cidade com mais de 2.000 anos, considerada o mais completo exemplo de uma cidade medieval na ásia Central, com um fabrico urbano que permaneceu quase intacto. Monumentos de particular interesse são o famoso túmulo de Ismail Samani, uma obra-prima da arquitectura islâmica do século X, e um grande número de madraçais do século XVII. No postal está a Mesquita Bolo-Hauz, construída entre 1711-1747.

O centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1993.

O Mosteiro de Stª Catarina, um dos locais incluídos na Área de Stª Catarina enquanto Património Mundial, foi construído no sopé do Monte Sinai, no Egipto, por ordem do imperador Justiniano I, entre os anos 527 e 565, à volta do local onde se pensa que existiria a sarça ardente, onde Moisés teria recebido as Tábuas da Lei. É actualmente o mosteiro cristão mais antigo ainda em uso para a sua função inicial. A sua localização numa região desértica é característica da antiga tradição do ascetismo.

As suas características arquitectónicas são típicas da arte bizantina e, no seu interior, podem observar-se importantes peças de arte, incluíndo mosaicos árabes, ícones gregos e russos, pinturas ocidentais a óleo e em cera, mármores, esmaltes e ornamentos sacerdotais, incluíndo um relicário doado pela Czarina Catarina I da Rússia no século XVII, e outro pelo Czar Alexandre II no século XIX. - in: wikipédia

Este postal é tão, tão bonito.
Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes.

Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo. Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos. - in: wikipédia

Já tinha 3 postais de Split mas nenhum deles do Palácio de Diocleciano.
Este palácio foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano na costa da Dalmácia com o fim de para ali se retirar após a sua abdicação voluntária em 305. É um dos edifícios mais bem conservados da Antiguidade tardia e os seus vestígios estão preservados no coração histórico da cidade.
O complexo histórico da cidade, incluíndo o palácio, são Património Mundial desde 1979.

Sem comentários: