sábado, 10 de abril de 2010

Maldivas

Para além do Paquistão, esta semana recebi postais de outro país novo, as Maldivas. Os postais foram enviados do Japão pela Sumie.
"A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas."

Foi colónia portuguesa, holandesa e britânica. Em 1953 tentou-se estabelecer uma república, mas poucos meses depois se restabeleceu o sultanato. Obteve a independência em 1965 e em 1968 foi reinstaurada a república. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso entre os países muçulmanos.

No século XVI, entre 1558 e 1572, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colónia principal portuguesa de Goa. Por quinze anos dominaram as ilhas, mas a actuação do feitor foi muito impopular. Quinze anos passados um líder local chamado Muhammad Thakurufaanu Al-Azam e seu irmão organizaram uma revolta popular e expulsaram os portugueses das Maldivas. Este acontecimento ainda hoje é celebrado como dia nacional das Maldivas e num pequeno museu e memorial em honra do herói nacional." - in: wikiepédia

Sem comentários: