segunda-feira, 29 de março de 2010

Villa Foscari - Itália

Este é mais um postal unesco na minha colecção. É de Itália e foi enviado pela Isabella "red.panda".
"A Villa Foscari, também chamada La Malcontenta, é uma villa do Véneto construída por Andrea Palladio, entre 1550-1560, para os irmãos Foscari, dos quais deriva o nome da villa. A Villa Foscari está classificada pela Unesco, desde 1996, como Património da Humanidade, inserida no conjunto Cidade de Vicenza e as Villas de Palladio no Véneto.
Segundo a lenda, a villa deve o nome de La Malcontenta (A Descontente) a uma dama da casa Foscari, relegada à solidão entre os seus muros para expiar a culpa da sua conduta viciosa.
Encarregado do projecto da villa dos irmãos Foscari, Andrea Palladio exaltou ao máximo as funções de representação e de residência de campo, para as nobres distracções a que estava destinado o edifício, evitando elementos rústicos e ambientes de uso agrícola, ao contrário da articulação arquitectónica adoptada em outras das suas famosas villas. Faltavam também árvores e vegetação decorativa, pelo que la Malcontenta se impunha aos seus visitantes com toda a magnífica honorabilidade do clássica fachada em direcção ao Brenta, dominada por um pórtico jónico erguido sobre uma base, o que acontece, de resto, com todo o edifício. A não esquecer, pelo seu grande efeito, é também a escada de dupla rampa que permite o acesso ao andar nobre.
A fachada voltada à povoação resulta menos enfática, com uma silhueta gentil e aberta por numerosas janelas, que garantem a plena iluminação aos ambientes interiores. Estes ambientes dispõem-se, no andar nobre, em volta do salão central em cruzeiro, ligando as duas fachadas." - in: wikipédia

Sem comentários: