sexta-feira, 12 de março de 2010

Postais do Minho

Já há umas semanitas que não recebia postais de Portugal. Esta semana chegaram 3, 2 deles enviados pelo Américo.
O postal do Lindoso é completamente inédito, ainda não tinha nenhum postal de lá.

"A cidade de Valença situa-se na região Norte, no distrito de Viana do Castelo.
Este concelho faz fronteira com o concelho de Monção a Este, com o de Paredes de Coura a Sul e com o de Vila Nova de Cerveira a Oeste, sendo que estes três Concelhos fazem todos parte do Vale do Minho.
A Norte, o Rio Minho separa estas terras das terras espanholas da vizinha Galiza. Mesmo em frente, bem a Norte, apresenta-se a comarca de Tui." - in: www.cm-valenca.com
"Lindoso é a freguesia de maior área do concelho de Ponte da Barca (cerca de 4120 hectares), no distrito de Viana do Castelo, fazendo fronteira com Espanha. Estende-se pela vertente Norte da Serra Amarela e pela Serra do Cabril, na margem esquerda do rio Lima. É uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, com neve até à Primavera e temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200mm.
Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo. Largo dos Espigueiros, ao lado do castelo, conjunto de espigueiros que vem sempre referido, com destaque e com gravura obrigatória, em todos os livros de arquitectura popular nacionais ou mundiais. Alguns dos espigueiros têm dois andares, sendo todos construídos em granito (mesmo os balaústres das aberturas) e encimados por cruzes ou signos de Salomão.
O soberano rei D. Dinis gostou tanto do castelo pela primeira vez que lá se deslocou, que repetiu a visita mais algumas vezes. Continua a lenda: "Tão alegre e primoroso o achou, que logo Lindoso se chamou".
O topónimo Lindoso poderia muito bem derivar desta lenda mas na verdade deriva de Limitosum, aparece pela primeira vez referido nas inquirições de 1258." - in: http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/lindoso.htm

Sem comentários: