segunda-feira, 22 de junho de 2009

Shiretoko - Japão

Esta semana começou com um postal unesco novo do Japão enviado pela Evita.

O Parque Nacional Shiretoko cobre a maior parte da península Shiretoko no extremo noroeste da ilha de Hokkaidō no Japão.
É umas das regiões mais remotas de todo o Japão. A maior parte da ilha só é acessível a pé ou de barco. O parque é conhecido por ser o hábitat do urso pardo, albergando a maior população destes animais no Japão.
Neste parque encontra-se a queda d'água quente Kamuiwakka-no-taki, que quer dizer "a água dos deuses" no dialecto ainu.
Em 2005, a Unesco desigou este parque como Património Mundial da Humanidade.

domingo, 21 de junho de 2009

Postais do Brasil

Os últimos postais desta semana que passou chegaram do Brasil. A Karina "kazinhabueno" fez uma lotaria na comunidade de língua portuguesa e no final decidiu enviar postais a todos os participantes.


Este 1ºpostal é do Farol das Conchas na Ilha do Mel, estado do Paraná.
"Foi construído em 1872 a pedido de d. Pedro II para orientar os navegadores que adentravam a Baía de Paranaguá e ainda está na ativa, mantendo desde então a mesma função. vale a pena subir os centenas de degraus até o topo do farol para vislumbrar, lá de cima, as maravilhas naturais da ilha." - in: http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodAtr=66508

A Igreja de São Francisco de Assis, é a mais famosa igreja da cidade de Ouro Pret0, no estado de Minas Gerais, construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766. É considerada obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio, portada, tribuna do altar-mor, altares laterais e capela-mor. São também suas as esculturas da portada e dos púlpitos. Mestre Ataíde conferiu excelência artística ao tecto, representando a assunção de Nossa Senhora. A arquitectura desta igreja tem inspiração militar.
Foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Postais de Itália

Na terça-feira chegaram estes 3 postais de Itália enviados pela Katja "maggiolino". São os 3 unesco embora só o último seja unesco novo.



Verona é uma cidade italiana na região de Veneto. Está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 2000.
Verona é um dos locais onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare. No centro da cidade existe uma casa onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. Passa-se também parte da história de William Shakespeare "A Fera Amansada".
Catedral de Verona, construída em estilo românico e consagrada em 1187.

Parco del Delta del Po é uma região protegida de pântanos no delta do rio Po que consiste em 4 parcelas de terra na margem direita do rio.
Em 1999 o parque foi classificado Património Mundial da Humanidade e colocado na lista sob o nome "Ferrara, cidade do Renascimento e o Delta do Rio Po".
O Parque contêm vários pântanos, florestas e dunas. Tem uma grande variedade de biodiversidade com 1000-1100 espécies de plantas, 374 espécies de animais vertebrados, sendo 300 delas pássaros.

Unescos da Roménia

Ontem recebi estes 2 bonitos postais da Roménia enviados pela Anca. Ela viu que ainda não tinha estes 2 locais unesco e ofereceu-se para mos enviar.
O 1º postal é do Mosteiro Humor, uma das 7 Igrejas da Moldávia (Moldávia aqui é uma região da Roménia e não o país), famosas pelos seus frescos. O postal 2º é das Aldeias com Igrejas Fortificadas na Transilvânia.

O Mosteiro Humor foi construído em 1530, fechado em 1786 e só voltou a ser aberto em 1990. O Humor foi dos primeiros a ser pintado com frescos e é o mais bem preservado. Alguns desses frescos incluem o Cerco de Constantinopla, o Último Julgamento e o Hino à Virgem.

As aldeias com igrejas fortificadas da Transilvânia têm a particularidade de estarem organizadas e como o próprio nome indica, à volta de igrejas fortificadas. Estão classificadas como Património Mundial da Humanidade desde 1993.
Estas aldeias surgiram no século XIII, quando os reis da Hungria instalaram colonos alemães na região. Obtiveram um estatuto específico entre as minorias da provincia e a sua civilização sobreviveu formando uma forte comunidade de agricultores, de artesãos e comerciantes. Estavam numa região constantemente ameaçada pelas invações otomanas e tártaras e para se defenderam construiram fortificações. As cidades mais importantes fortificaram-se completamente, enquanto que as mais pequenas fortificaram-se à volta das suas igrejas. A estas igrejas acrescentaram torres defensivas e armazéns para guardar os seus bens no caso de serem cercados durante muito tempo.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Urbino - Itália

E aqui está mais um unesco novo de Itália, o Centro Histórico de Urbino. O postal foi enviado pela Chiara "chiarandino".

Urbino é uma localidade italiana da região das Marcas, província de Pesaro e Urbino, a aproximadamente 110 km de Florença.
Na época de Federico da Montefeltro (1422-1482), converteu-se num importante centro renacentista.
As suas ruas estreitas, os edifícios construídos colados uns aos outros e a falta de desenvolvimento moderno, fazem com que Urbino pareça ter parado na Idade Média.
Rafael, um dos maiores pintores do Renascimento, nasceu em Urbino em 1483.
A cidade está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1998.

Novos Unesco da Alemanha

Ainda não tinha recebido postais esta semana, mas hoje recebi 4 postais unesco novos, incluindo estes 3 da Alemanha enviados pela Sabine "bine".

E com estes postais, passo a ter 2002 postais na colecção :P


Comecemos então pelas construções Bauhaus em Dessau.
"Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes.
O seu estilo tanto na arquitectura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objectivos.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo." - in: wikipédia
"A Catedral de Speyer é uma grande basílica românica localizada na cidade de Speyer. É dedicada à Virgem Maria, sendo o mais importante monumento da cidade e um dos maiores templos românicos do mundo ainda com seu estilo original, apesar de ter sido destruída e profanada em sua história e ter recuperado suas características somente no século XX. Foi classificada pela UNESCO como Património Mundial em 1981.
A catedral foi construída por ordem de Conrado II, Sacro Imperador Romano-Germânico entre 1030 e 1061 para ser seu túmulo. Mais tarde serviu como jazigo de mais sete reis e imperadores germânicos, além de outros nobres e bispos." - in
: wikipédia

Wittenberg é uma cidade alemã nas margens do rio Elbe, classificada como Património Mundial desde 1996 devido à sua ligação com Martinho Lutero e ao início da Reforma Protestante. São vários os edíficos da cidade associados a esses acontecimentos. No Mosteiro dos Agustinos viveu Lutero, primeiro como monge, e depois juntamente com a sua mulher e 6 filhos. Foi na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg que Martinho Lutero pregou suas 95 teses.

domingo, 7 de junho de 2009

Wexford - Irlanda

Só tenho 2 postais da Irlanda, um deles já mostrei há algum tempo e agora estava na altura de mostrar o 2º.
Recebi este postal numa das minhas primeiras trocas no postcrossing e foi enviado pela(o) Morag "soffita1".

Wexford é a sede do Condado de Wexford na República da Irlanda.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Levadas da Madeira

Esta semana foi fraquita em postais, apenas recebi o que enviei de Coimbra. Mas de Coimbra trouxe alguns postais, incluindo este da Madeira entregue em mãos pelo Joaquim "kosta28".
Este é um postal das Levadas onde também se pode ver a floresta Laurissilva, o meu último unesco de Portugal :P
As famosas levadas, construídas desde o século XVI, cruzam todo o comprimento e largura da Madeira e constituem engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais e 50 km de túneis. Estas foram a forma encontrada para aproveitar a água que cai predominantemente a norte. Os ventos de nordeste empurram as nuvens contra as altas montanhas provocando na encosta norte precipitação que pode chegar aos 2 metros por ano.
Ao calcorrear estas obras primas de esforço humano, podemos contemplar uma das maiores relíquias da natureza qualificada pela UNESCO como Património Mundial : falamos naturalmente da Laurissilva onde encontramos o reduto de uma variedade de Flora única no mundo. Destaque-se as Laurássias, as Urzes Molares, Folhados, Pau Branco, Figueiras do Inferno entre muitas outras. Algumas destas plantas são endémicas pois não podem ser encontradas no seu estado selvagem noutro local do globo, outras são comuns apenas ás ilhas da Macaronésia – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. - in:
http://www.madeirawalking.com/portuguese/as-levadas-da-madeira/

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Encontro Postcrossing

No passado domingo fui ao 3º Encontro Postcrossing em Coimbra, o meu 1º encontro.
Fui para Coimbra o dia anterior e nessa noite encontrei-me com 3 postcrossers, a Cristina "kryx87", que já conheço há alguns anos, a Ana "ninocas" e respectiva família, Ricardo e o reguila e muito fofo Duarte, e o Luís "ludovico". Foi um serão animado que deixava adivinhar um excelente encontro para o dia seguinte.
E no domingo por volta das 9.30 da manhã lá estava eu no Largo da Portagem à espera de conhecer os amigos do postcrossing. O Joaquim "kosta28" não tardou a chegar, logo depois chegou a Ana e os seus meninos e depois, pouco a pouco, foram aparecendo os restantes.
Foi fantástico conhecer toda esta gente :P Já estamos todos à espera de novos encontros!!


Como é hábito nestas coisas, quase todos nós tínhamos uma tonelada de postais para assinar e enviar para outros postcrossers amigos. Segundo consta, foram assinados cerca de 155 postais. Os funcionários do restaurante onde almoçámos (e passámos quase 4 horas) devem ter pensado que erámos pessoas famosas ou então muito malucos.
Copiando uma ideia do zepombal, também eu quis enviar um postal para mim assinado por eles todos e foi justamente esse postal que recebi hoje!!

Um dos programas do encontro foi uma ida ao Portugal dos Pequenitos mas antes de entrar tirámos uma foto de família. Então é assim, da esquerda para a direita em cima: Susana "susana_portugal"; Rita rita_simões"; Ana "ninocas"; Cristina "kryx87"; o Duarte atrás da Cristina; eu; Paula "geminiscp"; "zepombal"; Luís "luduvico". Em baixo: Francisco "ribossoma"; Américo "valdagua"; Joaquim "kosta28" e Fernando "fernandoferreira".
Falta na foto a Ana "subtleLens" que já tinha ido embora.
Desta vez foram 13, para a próxima talvez sejam ou menos ou talvez mais, mas com certeza que será muito bom, por isso venha o encontro seguinte!!