sexta-feira, 12 de junho de 2009

Novos Unesco da Alemanha

Ainda não tinha recebido postais esta semana, mas hoje recebi 4 postais unesco novos, incluindo estes 3 da Alemanha enviados pela Sabine "bine".

E com estes postais, passo a ter 2002 postais na colecção :P


Comecemos então pelas construções Bauhaus em Dessau.
"Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes.
O seu estilo tanto na arquitectura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objectivos.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo." - in: wikipédia
"A Catedral de Speyer é uma grande basílica românica localizada na cidade de Speyer. É dedicada à Virgem Maria, sendo o mais importante monumento da cidade e um dos maiores templos românicos do mundo ainda com seu estilo original, apesar de ter sido destruída e profanada em sua história e ter recuperado suas características somente no século XX. Foi classificada pela UNESCO como Património Mundial em 1981.
A catedral foi construída por ordem de Conrado II, Sacro Imperador Romano-Germânico entre 1030 e 1061 para ser seu túmulo. Mais tarde serviu como jazigo de mais sete reis e imperadores germânicos, além de outros nobres e bispos." - in
: wikipédia

Wittenberg é uma cidade alemã nas margens do rio Elbe, classificada como Património Mundial desde 1996 devido à sua ligação com Martinho Lutero e ao início da Reforma Protestante. São vários os edíficos da cidade associados a esses acontecimentos. No Mosteiro dos Agustinos viveu Lutero, primeiro como monge, e depois juntamente com a sua mulher e 6 filhos. Foi na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg que Martinho Lutero pregou suas 95 teses.

Sem comentários: