sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Unesco RR - Grupo 126

Participei mais uma vez no Unesco RR na tentativa de juntar mais alguns postais à colecção e hoje recebi os 2 envelopes deste grupo. 2 postais da Alemanha, enviados pela Anne "nanou", sendo 1 deles de um novo local unesco e 2 da Lituânia, os primeiros unesco de lá, enviados pela Vilma "s_vlm".

Já tinha um postal de Trier, da Porta Nigra, também enviado pela Anne, e agora enviou-me este postal das ruínas das Termas Imperiais. "Contruídas no início do século IV, durante o reinado de Constantino, eram o terceiro maior complexo de termas do mundo romano. As ruínas das paredes e fundações ainda exibem o desenho original. As paredes do caldarium (a sala com piscina de água quente) são as mais preservadas. Depois vem o tepidarium, as termas mornas.
O espaçoso frigidarium era usado para os banhos frios e a palaestra, uma área externa para os exercícios, também era ampla. Outra parte remanescente é o sistema de aquecimento (hypocaustum), no qual o ar era aquecido por fornalhas e conduzido por baixo do piso." - in:
wikipédia

"Dessau é uma cidade da Alemanha, localizada no estado de Saxónia-Anhalt. A cidade abrange o Bauhaus Dessau, um complexo de edifícios no estilo de Bauhaus, e partes da paisagem cultural Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz (em alemão Dessau-Wörlitzer Gartenreich), um conjunto de parques e palácios. Ambos são listados no Património Mundial da UNESCO." - in: wikipédia

Esta é a Praça da Catedral no centro histórico de Vilnius, a capital da Lituânia. Esta é a maior praça da baixa da cidade mesmo em frente à catedral neo-clássica. Perto da catedral está a estátua de Gediminas, um dos primeiros governadores da Lituânia. Curioso é o facto do bronze com que é feita a estátua, ter sido oferecido pelos guardas das fronteiras que o foram confiscando ao longo dos anos.
O Centro Histórico de Vilnius, datado do século XVI, foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO, em 1994.


Neringa é um munícipio em Curonian Spit, uma península feita de dunas ao longo de 98 km's que separa a Lagoa Curonian do Mar Báltico. 52 km's da península pertencem à Lituânia e os restantes à Rússia. Em Curonian Spit encontram-se as maiores dunas de areia em movimento da Europa. A sua média de altura é de 35 metros mas podem atingir os 60.
Está na lista do Património Mundial da Humanidade desde 2000.

Sem comentários: