quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Novos postais Unesco

Hoje o dia já correu melhor :) Recebi estes 3 postais unesco, de locais não muito facéis de conseguir, o que os torna uma excelente aquisição. O postais foram enviados pela Angélica.

Este 1º postal é do Parque Arquelógico do Vale do Côa e apesar de ser o único local unesco no meu distrito, nunca vi por aqui postais destes à venda. Agora só me falta 1 local unesco de Portugal.
"Os Sítios de arte rupestre do Vale do Côa situam-se ao longo das margens do rio Côa, sobretudo no município de Vila Nova de Foz Côa. Outros municípios abrangidos: Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.
Forma uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior, constituindo o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo.
O património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20 000 anos atrás o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal.
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40-50 cm de extensão. As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques)." - in:
wikipédia
No postal pode ver-se uma cabeça de cavalo situada no Núcleo de arte rupestre da Canada do Inferno. É Património Mundial da UNESCO desde 1998 e Monumento Nacional pelo IPPAR.


"El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial é um grande complexo (inclui palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, município situado 45 km a Noroeste de Madrid.
Situado junto ao monte Abantos, este monumental complexo foi mandado construir pelo rei Filipe II da Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín em 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e para servir de lugar de enterro dos restos mortais de seus pais, o Imperador Carlos I e Isabel de Portugal, assim como dos seus próprios e dos seus sucessores.
A planta do edifício, com as suas torres, recorda a forma de uma grelha, pelo que tradicionalmente se diz que se fez assim em honra a São Lourenço, martirizado em Roma no suplício da grelha e cuja festividade se celebra a 10 de Agosto, dia da Batalha de San Quintín. Daí o nome do conjunto e da localidade criada à volta deste." - in:
wikipédia
É Património Mundial da Humanidade desde 1984.

"O fiorde de gelo de Ilulissat fica situado perto da cidade de Ilulissat, na Gronelândia.
Flui a um ritmo de 20-35 metros por dia, resultando em cerca de 20 000 toneladas de montanhas de gelo recortadas e navegando pelo fiorde todos os anos. São por vezes tão grandes (com um quilómetro de altura) que acabam por ser demasiado altas para flutuar para jusante do fiorde, ficando retidas no fundo das partes menos fundas, por vezes durante anos, até serem quebradas pela força do glaciar e de outras montanhas de gelo a montante.
O fiorde de gelo de Ilulissat foi declarado Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 2004.
As razões que conduziram a esta classificação prendem-se com o testemunho único que oferece sobre a última idade do gelo do período quaternário. Por outro lado, a combinação de uma camada de gelo enorme e a corrente rápida de gelo, que se junta ao fiorde coberto de montanhas de gelo, constitui um fenómeno único, só visto na Antártida e na Gronelândia. É um espectaculo natural inesquecível, combinando rochas, gelo, mar e sons fortes produzidos pelo gelo em movimento." - in:
wikipédia
As Grutas de Škocjan são um sistema de grutas e passagens subterrâneas, Património Mundial da Humanidade desde 1986, com mais de 6 km de comprimento e atingindo mais de 200 m de profundidade. Situam-se na região do Carso, sudoeste da Eslovénia.

Sem comentários: