terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Vulcões

"O Vulcão Mayon é um vulcão nas Filipinas, situado na província de Albay. O seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. É o vulcão mais activo do país, tendo entrado em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos.
A erupção mais destrutiva do Mayon, alvo de relatos ou registos, ocorreu a 1 de Fevereiro de 1814, tendo os fluxos de lava enterrado na cidade de Cagsawa e cerca de 1200 pessoas pereceram tendo apenas resistido o campanário da igreja".
- in: wikipédia.
Este postal foi enviado pela Jane "enajpostcards".

"O vulcão Krakatau ou Krakatoa situa-se numa ilha com o mesmo nome no Estreito de Sunda entre Java e Sumatra na Indonésia.
A ilha ficou reduzida a um terço de seu tamanho, quando o vulcão, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas. O saldo foi de 36 mil mortos. A sua explosão lançou poeira e fumo a aproximadamente 27 quilómetros de altitude e foi ouvida a mais de 5.000 km, na ilha de Rodriguez (Maurícias) e também na Turquia, Austrália, Filipinas e Japão.
Actualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatoa (filho de Krakatoa), que já possui mais de 300 metros de altitude, sendo que a cada ano aumenta em 5 metros aproximadamente". - in: wikipédia.
Postal enviado por "jetske".

2 comentários:

red angel disse...

lindos postais

Anónimo disse...

Este "Filho do Krakato"(Anak Krakatoa), foi descoberto em 29/06/1927, quando pescadores viram o mar borbulhando e havia chamas de lavas dentro dágua do mar, justamento no local onde haviam 3 cumes do Vulcão Krakatoa.O Cume mais à direita chamava-se Perboewatan e explodiu na grande erupção de 27 de agosto de 1883.O Anak Krakatoa emergiu do mar em 26/01/1928 e está crescendo 5 metros por ano. Já tem 300 metros de altitude E VAI EXPLODIR NO ANO DE 2013, escurecendo toda a Terra por quase 10 anos...
Poucos humanos sobreviverão ,e a Terra nunca mais será a mesma...
(Aguardem..Faltam só 5 CINCO ANOS.