sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Jardins da Baía - Singapura

Para quem gosta de construções modernas e inovadoras, Singapura é daqueles países a colocar na lista. Confesso que a mim não me seduz, nem tão pouco tenho vontade de visitar, e olhem que é raro eu dizer uma coisa destas!!
 
Um dos locais a visitar são os Jardins da Baía, um parque no centro de Singapura, adjacente à Albufeira Marina (Marina Reservoir). O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden.
 
SG-463123, enviado pela Peggy.
O complexo Gardens by the Bay faz parte de uma estratégia do governo singapurano para transformar o país de "cidade-jardim" em "cidade num jardim". O objectivo é aumentar a qualidade de vida pela introdução de mais espaços verdes na cidade. - in: wikipédia
Neste postal, para além dos Gardens by the Bay, está também o Marina Bay Sands Resort Hotel & Casino.

SG-234286, enviado pela Yen.
As Super-árvores são estruturas que se assemelham a árvores e dominam a paisagem dos Jardins com alturas que variam entre 25 metros e 50 metros. São jardins verticais que têm várias funções, que incluem plantio, fazer sombra e funcionamento como motores ambientais para os jardins.
As Super-árvores são o lar de samambaias únicas e exóticas, videiras, orquídeas e também uma vasta colecção de bromélias, como Tillandsia, entre outras plantas.
Há uma passagem elevada, o OCBC Skyway que une as duas  árvores maiores para que os visitantes apreciem uma vista aérea panorâmica dos jardins. 
À noite, as Super-árvores ganham vida com um show de luz e música chamado OCBC Garden Rhapsody.

JP-2311540

"Onsen" é uma palavra japonesa que significa fonte termal e designa também as instalações de banho construídas à sua volta. São muito populares e fazem parte da cultura do país. Era um dia num local destes que eu precisava. 

Kusatsu Onsen (草津温泉) é uma das estâncias de águas termais mais famosas do Japão e é abençoada com grandes volumes de água termal de alta qualidade, que se diz curar todas as doenças, exceto a paixão. Conhecido como uma estãncia de águas termais há muitos séculos, a fama de Kusatsu foi ainda mais impulsionada pelo médico alemão Erwin von Baelz, que serviu na corte imperial no final do século XIX e recomendou Kusatsu pelos benefícios da sua água para a saúde.
 
JP-2311540, enviado pela Kumiko.
O Yubatake (湯畑, lit. "campo de água quente") é o símbolo de Kusatsu e uma das principais fontes de água termal da estância. De facto, com um caudal de 5.000 litros por minuto, o Yubatake está entre as fontes termais mais produtivas do Japão. 
Após borbulhar até à superfície a uma temperatura superior a 70 graus Celsius e com um agradável odor a enxofre, a água termal é arrefecida alguns graus nas condutas de madeira do Yubatake antes de ser distribuída pelos vários ryokans e banhos públicos. Além disso, o sedimento sulfuroso (yunohana, lit. "flores de água quente") que se acumula nas condutas de madeira ao longo do tempo é periodicamente colhido e vendido como um tipo de "sal de banho" nas lojas locais. 
Existem vários ryokans e lojas à volta do Yubatake e há um fluxo constante de visitantes, muitos dos quais vestem yukata e geta (sandálias tradicionais) à noite, quando o Yubatake está iluminado. Existe também um banho de pés (ashiyu), que pode ser utilizado gratuitamente.