Não há dois sem três e então aqui fica mais um postal de um parque nacional que também está classificado como Património Mundial. A classificação aconteceu o mês passado e assim o Brasil juntou mais um local à sua lista de locais UNESCO. O Cânion do Rio Peruaçu, localiza-se no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, talvez o estado brasileiro de onde tenho mais postais. No entanto, apesar de já ter recebido imensos postais de lá e de lá ter comprado outros tantos, não tinha nenhum postal desde parque.
A Luzia não esperou muito para me fazer uma surpresa e no dia a seguir à classificação do local, escreveu-me este postal. Foi assim uma surpresa em jeito de celebração dos 20 anos do Postcrossing, aliás, diz ela que estava a participar no lounge do Postcrossing, no dia do aniversário!! Obrigada Luzia.
O parque apresenta paisagens cársicas dramáticas, um complexo de mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres, além de uma rica biodiversidade.
Os sistemas de grutas horizontais do parque, formados em rochas carbonatadas, revelam espeleotemas impressionantes, dolinas colapsadas, arcos calcários e rios subterrâneos. Desenvolvido no estável cratão de São Francisco, a paisagem reflete as principais alterações climáticas e geológicas do Plio-Pleistoceno. O parque está situado na intersecção dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, albergando mais de 2.000 espécies de plantas e animais, incluindo muitas ameaçadas de extinção.
Sem comentários:
Enviar um comentário