terça-feira, 18 de novembro de 2025

Dresden - Alemanha

Dresden foi a cidade alemã mais bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era chamada de "Florença do Elba" e era considerada uma das cidades mais bonitas do mundo devido à sua arquitectura e museus. 

Nos últimos meses da II Guerra Mundial, bombardeiros aliados da Força Aérea Real Britânica e da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos realizaram vários bombardeamentos na cidade de Dresden. Começando na noite de 13 de Fevereiro de 1945, mais de 1.200 bombardeiros fizeram descer sobre a cidade cerca de 4.000 toneladas de bombas de fragmentação e incendiárias  em quatro ataques sucessivos. 
 
 DE-8360341, enviado pelo Heiko.
Estima-se que 25.000 pessoas foram mortas nos bombardeamentos e nos incêndios que se seguiram. Mais de 75.000 habitações foram destruídas, juntamente com monumentos únicos da arquitectura barroca no centro histórico da cidade.
 

DE-15872662, enviado pela Manuela.
Apesar da destruição causada pela guerra, a cidade conseguiu reerguer-se, restaurando e reconstruído muitos dos seus edifícios.

 Foto: F. Ihlow, H. Voigt, F. Exss, Verlag
Os edifícios barrocos e renascentistas do centro histórico, juntamente com o vale do rio Elba, fizeram com que a cidade e o vale fossem classificados como Património Mundial da Humanidade. No entanto essa classificação foi retirada em 2009.

© Schöning GmbH & Co. KG
DE-5174131, enviado pela Manuela.
Durante 5 anos a cidade de Dresden e o Vale do Elba foram internacionalmente reconhecidos como lugares de importância cultural pelo Comité do Património Mundial. Depois de colocada na lista do Património Mundial em perigo em 2006, o estatuto de património mundial da cidade foi oficialmente retirado em 2009, devido à violação intencional da Convenção do Património Mundial da Unesco, após a construção de um ponte rodoviária sobre o vale, ainda dentro do centro histórico da cidade.
Este foi o 1º lugar Europeu a perder o título de Património Mundial e o 2º no mundo inteiro.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Burano - Itália

O mês passado fui até Itália e para além de visitar Veneza, fui também a outros locais. Ora, estando em Veneza não poderia deixar de visitar as suas ilhas, Murano, Burano e Torcello. É um passeio super agradável e que recomendo. 
Enviei para mim um postal de Burano que aqui junto a um que já tinha, enviado pela Sarah em 2013.
 
www.rotalsele.com
A ilha de Burano situa-se na lagoa de Veneza, e tal como Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. A ilha é conhecida pela sua renda e pelas suas casas coloridas.

Copyright 2006 by Mazzega Art & Design s. r. l. - Venezia * Foto: archivo Mazzega Art & Design
As populares casas coloridas de Burano seguem um sistema específico. Se alguém deseja pintar a sua casa deve enviar uma solicitação ao governo, que responderá informando sobre as cores permitidas nesse lote.

Burgos - Espanha

 Burgos é actualmente a cidade espanhola que mais quero visitar. Essa vontade deve-se sobretudo à sua bela catedral. 
O Jesús esteve lá há poucas semanas e enviou-me este postal da catedral vista do castelo.
 
Antiga capital do reino unificado de Castilla y León durante cinco séculos, a cidade possui uma das obras do auge do gótico espanhol: sua Catedral, declarada Património da Humanidade.
Aos pés do cerro del Castillo, um morro com os restos de um recinto amuralhado que oferece uma das melhores perspectivas da cidade, estende-se o antigo bairro medieval. - in:
https://www.spain.info

domingo, 16 de novembro de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Out. 25

 Como disse, os postais de Setembro e de Outubro chegaram todos e estes são da Finlândia, Alemanha, Suíça e Japão.
 
A Katri enviou-me um postal da Igreja Ortodoxa de Tampere, uma cidade onde ela já viveu. 
A igreja ortodoxa de Santo Alexandre Nevsky e São Nicolau foi construída entre 1896 e 1899. A igreja é um dos edifícios mais importantes de Tampere em termos de história arquitetónica.
 

Quando se tratam de postais de igrejas na Baviera, costumam ser enviados pela Marei. Desta vez enviou-me a Igreja de Peregrinação de Mariahilf e São João Nepomuceno, uma igreja católica romana do final do período barroco, construída no século XVIII, localizada em Brannenburg, na Alta Baviera. Devido à sua localização na encosta da montanha Sulzberg, com vista para o vale do Inn, a igreja é um destino popular para passeios de um dia, oferecendo vistas deslumbrantes da paisagem circundante.


Nunca tinha ouvido falar de Spiez, mas esta cidade nas margens do Lago Thun, na região de Bernese Oberland, no cantão suíço de Berna, é um destino popular para passeios de um dia. A sua baía é considerada uma das mais belas da Europa. Para além da bela baía, Spiez é conhecida pelo seu castelo, pelas suas igrejas milenares, pelas suas vinhas, pelo seu museu de história local e viticultura e pelas suas opções de desportos aquáticos. 
O postal foi enviado pela Grace.
 
A Anne é de Singapura, mas enviou um postal japonês com uma vista de Amanohashidate, um banco de areia coberto de pinheiros que se estende pela entrada da Baía de Miyazu, na pitoresca região costeira do norte da província de Quioto. Vista das montanhas em ambas as extremidades da baía, a Barra de Areia de Amanohashidate (que se traduz aproximadamente como "ponte no céu") parece um caminho entre o céu e a terra. A paisagem é admirada há séculos e está classificada entre as três vistas mais belas do Japão.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Set. 25

 Todos os postais deste RR dos meses de setembro e outubro chegaram sãos e salvos, mas ainda faltam dois postais de Julho e Agosto. Mas se há uma coisa que todos aprendemos em tantos anos a enviar e receber postais, é a nunca perder a esperança.
 
www.papersisters.de

Antes de Outubro já se pensava no WPD e a Lara enviou-me este postal, a versão 2024 das Papersisters.

Não é habitual receber postais de 2 pessoas do mesmo país mas em Setembro aconteceu e a Monique enviou-me este postal da Catedral de S. Bavão em Gent. 
Esta magnífica construção na Sint-Baafsplein, em Gent, é a igreja paroquial mais antiga no centro de Gante. Ergue-se no local onde outrora existiram uma igreja do século X e uma igreja românica do século XII. Esta última era dedicada a São João Batista. Na Idade Média, Gante era uma cidade rica e poderosa, com recursos para encomendar igrejas cada vez maiores e mais opulentas. Assim, a Igreja de São João Batista foi convertida, entre os séculos XV e XVI, na imponente Catedral gótica de São Bavão.

awl-images / imageBROKER/ Hanke
Quando viajei para a República Checa, em Junho, fiz uma viagem de dois dias à Saxónia com a ideia de visitar Dresden e talvez outro local. O Castelo de Moritzburg era uma das opções, mas decidimos visitar Meissen. Este postal foi enviado pela Petra. 
O Castelo de Moritzburg é, sem dúvida, o castelo com fosso mais bonito da Saxónia. Recebeu o nome do Duque Maurício, que mandou construir um pavilhão de caça para si perto de Dresden em 1542. A partir de 1723, Augusto, o Forte, converteu-o num magnífico castelo barroco no meio de um grande lago e parque.

De Hangzhou, na China, Xinyi enviou este cartão do Mausoléu do General Yuefei, vulgarmente conhecido em chinês como Templo Yuewang.  
Este templo foi construído em homenagem a Yue Fei, um general da dinastia Song do Sul durante as invasões Jurchen, quando a capital da China era Hangzhou. O Mausoléu do General Yue Fei estava situado no templo de Yue Fei, no sopé sul da Montanha Xixia, na cidade de Hangzhou. O templo foi construído pela primeira vez durante a dinastia Song, em 1221, para comemorar Yue Fei. O local inclui o Templo de Yue Fei, o Templo da Lealdade e o Mausoléu de Yue Fei no seu interior. O templo foi reconstruído várias vezes posteriormente. Os túmulos e as esculturas tumulares do templo datam do século XII e foram meticulosamente restaurados.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Dia Mundial do Postal

 Dia 1 de Outubro é o Dia Mundial do Postal e é a desculpa perfeita para participar num encontro com outros postcrossers ou apenas escrever postais no conforto do lar.  
Realizaram-se vários encontros por todo o mundo e foram criados inúmeros postais para celebrar a data. Durante o mês de Outubro recebi estes 3 postais.
 
 Illustration by Uran Duo
Foram criados muitos postais para celebrar o dia mas este é O postal oficial. O tema do postal é a frase mais clássica de todas: "Gostava que estivesses aqui", e foi desenhado por Uran Duo, nome artístico de um casal de ilustradores freelancers que vive em Fujian, na China.
Este postal foi enviado pela Marie do Canadá, mas recebi um outro igual, oficial da Alemanha.

created by xanafgsantos
A Gracinha lembrou-se de mim nesse dia e enviou-me este postal.


E dos EUA veio este postal de um encontro em Kansas City, enviado pela Nova, uma das minhas correspondentes americanas.
 

Faróis americanos

uns dias disse que no mês passado recebi alguns postais oficiais dos EUA e que metade deles eram, na verdade, de outros países. Os outros são todos dos EUA, de diferentes estados, Mississippi, Texas e Maine, e por coincidência, todos são de faróis.
 
Photo by: Grant
US-11759745, enviado pelo Grant. 
Construído em 1848, o Farol de Biloxi foi um dos primeiros faróis do Sul feitos de ferro fundido. As faroleiras mais notáveis ​​foram Maria e Miranda Younghans, uma dupla de mãe e filha que cuidou do farol durante 63 anos. 
Em 1939, a Guarda Costeira dos Estados Unidos assumiu a propriedade do Farol até 1969, quando foi entregue à cidade de Biloxi. Logo de seguida, foi aberto a visitas públicas. Foi adicionado ao Registo Nacional de Lugares Históricos em 1973 e declarado Marco Histórico oficial do Mississippi em 1987. O farol de 19,5 metros de altura sofreu danos com vários eventos climáticos ao longo dos anos. Em 2005, o furacão Katrina causou um grande impacto, danificando grande parte da estrutura com os ventos, que derrubaram muitos tijolos que revestiam o interior da torre de ferro fundido. Os ventos da tempestade também partiram muitas das janelas da cúpula do farol e destruíram o sistema elétrico. O farol foi reinaugurado em março de 2010 como símbolo da resiliência da região no período pós-Katrina.
 

US-11759740, enviado pela Kelsi. 
O Farol de Port Isabel foi construído em 1852 devido ao grande número de naufrágios que ocorriam perto da Ilha Brazos, no Golfo do México.  Em 1905, o farol foi desativado devido à queda do tráfego marítimo provocada pelas alterações no Rio Grande e pelo crescimento dos caminhos-de-ferro.  Atualmente, existe uma casa de faroleiro junto farol de 22 metros e serve como centro de visitantes e museu. Em 2022, após 117 anos sem luz, foi instalada uma lente de Fresnel de 3ª ordem na lanterna. Esta adição trouxe o farol de volta aos dias de glória que não via desde 1905. Subindo os 75 degraus em espiral, pode apreciar-se vista costeira das praias da Ilha South Padre.
 
US-11759737, enviado pela Olivia. 
Faróis do Condado de York, na Região da Costa Sul do Maine. 
Farol de Whaleback - construído em 1872. O farol é apenas acessível por barco e está fechado ao público; 
Farol de Boon Island - o farol mais alto do Maine. A sua primeira torre de granito foi construída em 1811, no entanto foi destruída por uma tempestade em 1832. A versão atual foi construída em 1855 e apresenta um farol coberto por uma cúpula. Sendo um dos faróis mais remotos do estado, é suscetível a fortes tempestades atlânticas. O Farol de Boon Island mantém-se como um auxiliar de navegação ativo, embora não esteja aberto ao público e seja propriedade privada;
Farol de Cape Neddick ("Nubble") - construído em 1879. O farol e o terreno não estão abertos ao público; 
Farol de Goat Island - construído em 1859. A ilha só é acessível por barco. A ilha e o farol não estão abertos ao público, exceto mediante marcação prévia. Auxílio à navegação ativo da Guarda Costeira dos EUA; 
Farol de Wood Island - construído em 1858. Auxílio à navegação ativo da Guarda Costeira dos EUA. A Ilha Wood só pode ser alcançada por barco. A ilha e o farol estão abertos ao público apenas durante as visitas guiadas oferecidas em julho e agosto.

domingo, 9 de novembro de 2025

Lord Howe Island - Austrália

O Arquipélago de Lord Howe é composto por apenas uma ilha, a Ilha de Lord Howe, que se localiza no Mar da Tasmânia, a cerca de 600 km da costa da Austrália.
 
Photograph: Jon Cornforth Images
AU-1035780, sent by Peter.
A ilha de Lord Howe, de origem vulcânica, foi formada há sete milhões de anos. Foi descoberta em 1788 pelo Comandante Lidgbird Ball. Em 1982 foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e desde então tem-se tentado preservar a sua genuinidade e riqueza ecológica.
A ilha tem 57 km², conta com 350 residentes permanentes.
 
Foto: John Butler
A Unesco tenta reduzir ao máximo a intervenção humana nesta ilha de modo a preservar todo o seu ecossistema, pois em 1788 havia quinze espécies de aves exclusivas da ilha e em 1834, altura em que colonizaram a ilha, nove das espécies já estavam extintas. Pensa-se que tal efeito se deve ao rato-preto muito existente nos navios da altura e que passou a alimentar-se vorazmente dos ovos destas aves, impedindo a sua continuidade. Outra ameaça foi a introdução dos porcos, que mais tarde tiveram que ser eliminados da ilha pois ameaçavam a continuidade de uma espécie única, o Gallirallus sylvestris (um frango-de-água exclusivo da ilha, não-voador). Neste momento encontram-se sob um plano de conservação que se tornou no mais eficaz e com mais sucesso em todo o mundo, pois em 1920 existiam apenas 20 representantes da espécie e neste momento existem cerca de 200. A riqueza e unicidade desta ilha não se limitam às aves, pois possui 241 espécies diferentes de plantas nativas, das quais 105 são exclusivas da ilha. - in: wikipédia

sábado, 8 de novembro de 2025

Edifício da Exposição Real - Austrália

O Edifício da Exposição Real (ou Royal Exhibition Building, em inglês) localiza-se nos Jardins de Carlton, no nordeste do centro financeiro da cidade de Melbourne. Foi o primeiro edifício da Austrália a ser declarado Património Mundial da Unesco.
 
Photograph: Round Glass Photograpy
AU-1033193, enviado pelo Neil.
O Royal Exhibition Building e os jardins Carlton que o rodeiam foram concebidos para as grandes exposições internacionais de 1880 e 1888 em Melbourne. O edifício e os jardins foram projetados por Joseph Reed.


O edifício é um dos últimos edifícios de exposições do século XIX ainda existentes no mundo e o local mais completo que sobreviveu do movimento de Exposições Internacionais de 1851 a 1914, que viu mais de 50 exposições realizadas entre 1851 e 1915 em locais como Paris, Nova Iorque, Viena, Calcutá, Kingston (Jamaica) e Santiago (Chile).

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Jardins da Baía - Singapura

Para quem gosta de construções modernas e inovadoras, Singapura é daqueles países a colocar na lista. Confesso que a mim não me seduz, nem tão pouco tenho vontade de visitar, e olhem que é raro eu dizer uma coisa destas!!
 
Um dos locais a visitar são os Jardins da Baía, um parque no centro de Singapura, adjacente à Albufeira Marina (Marina Reservoir). O parque inclui três jardins frente à costa: o Bay South Garden, o Bay East Garden e o Bay Central Garden.
 
SG-463123, enviado pela Peggy.
O complexo Gardens by the Bay faz parte de uma estratégia do governo singapurano para transformar o país de "cidade-jardim" em "cidade num jardim". O objectivo é aumentar a qualidade de vida pela introdução de mais espaços verdes na cidade. - in: wikipédia
Neste postal, para além dos Gardens by the Bay, está também o Marina Bay Sands Resort Hotel & Casino.

SG-234286, enviado pela Yen.
As Super-árvores são estruturas que se assemelham a árvores e dominam a paisagem dos Jardins com alturas que variam entre 25 metros e 50 metros. São jardins verticais que têm várias funções, que incluem plantio, fazer sombra e funcionamento como motores ambientais para os jardins.
As Super-árvores são o lar de samambaias únicas e exóticas, videiras, orquídeas e também uma vasta colecção de bromélias, como Tillandsia, entre outras plantas.
Há uma passagem elevada, o OCBC Skyway que une as duas  árvores maiores para que os visitantes apreciem uma vista aérea panorâmica dos jardins. 
À noite, as Super-árvores ganham vida com um show de luz e música chamado OCBC Garden Rhapsody.