segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Parque Nacional das Great Smoky Mountains - EUA

O Parque Nacional das Great Smoky Mountains é o parque nacional mais popular dos EUA, recebendo mais de dez milhões de visitantes anuais. Recebe mais visitantes anuais do que o Grand Canyon, Yosemite e Yellowstone juntos. Esta bela cordilheira atinge alturas altíssimas de quase dois mil metros e é famosa pela sua neblina.
 
Photographer: J. H. Robinson
US-11794589, enviado pela Katrina.
O parque situa-se entre os estados do Tennessee e Carolina do Norte. É uma região montanhosa com abundância de chuvas e coberta de bosques de coníferas e caducifólias
 
© J. Scott Graham
US-6622489, enviado pela Ree. 
Lá abundam os ursos, os pumas e os veados. A UNESCO incluíu-o na lista do Património Mundial da Humanidade em 1983.

 Existem vários trilhos no parque que levam até cascatas, está e a Abrams Falls. Apenas com 6 metros de altura, o grande volume de água que cai compensa a falta de altura. A cascata e o riacho têm o nome de um chefe Cherokee cuja aldeia se encontrava a alguns quilómetros a jusante da cascata. 
O trilho para esta cascata atravessa a floresta de pinheiros nos cumes e floresta de cicuta e rododendro ao longo do riacho. A caminhada é de 8 km de ida e volta e é considerada moderada em dificuldade.

US-803377, enviado pela Renae.
 A maioria das árvores no parque são caducifólias o que cria um espectáculo surpreendente de cor no outono.
As últimas três semanas de Outubro atraem grande número de turistas para a exibição de cores de outono.

Photograpger: Bill Lea
Cores começam a mudar em altitudes mais elevadas primeiro e só depois começam a mudar nas elevações mais baixas, tornando o "pico" temporada difícil de prever com precisão.
As cores nas elevações mais baixas do parque são as mais espectaculares; incluem  acer-açucareiros,  carvalhos vermelhos americanos, liquidâmbares e nogueiras

Monte Fuji - Japão

Cerejeiras em flor e Monte Fuji são dois dos símbolos mais reconhecíveis e associados ao Japão. Para quem quiser uma foto a valer muitos likes no instagram, saibam que as cerejeiras junto ao Lago Fuji Five, estão em flor em meados de Abril. 
A Marie não foi lá em Abril, foi há poucas semanas e conseguiu ver o Monte Fuji durante a viagem de comboio entre Osaka e Tóquio. Enviou-me o postal que também mostra o templo Arakura Sengen.
 

Com 3776 metros de altitude, o Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão. Na verdade, o Monte Fuji é um vulcão adormecido, cuja última erupção aconteceu em 1708. 
Situa-se na fronteira entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka e em dias claros pode ser visto de Tóquio e Yokohama.

© PIN UP CO., LTD. AOYAMA, TOKYO
JP-1238277, enviado pela Nana.
A maneira mais fácil de ver o Monte Fuji é apanhar um comboio que faz a viagem ao longo da Linha Tokaido entre Tóquio e Osaka. Se apanharem o comboio na direção de Nagoyo, Kyoto e Osaka, a melhor vista do Monte Fuji pode ser apreciada perto da Estação Shin-Fuji no lado direito do comboio, cerca de 40 a 45 minutos depois de sair de Tóquio.


JP-168167, enviado pela Masayo.
No entanto as nuvens e a pouca visibilidade geralmente bloqueiam a vista do Monte Fuji. Diz-se que apenas 50% das pessoas têm a sorte de o ver num dia claro. A visibilidade tende a ser melhor durante as estações mais frias do ano do que no verão e no início da manhã.

Em 2013 foi inscrito na Lista do Património Mundial. Segundo a UNESCO, o Monte Fuji "inspirou artistas e poetas e foi objecto de peregrinação durante séculos". 

domingo, 14 de dezembro de 2025

Castelo de Nijo - Japão

 Há tempos a Marie disse-me que ia fazer uma grande viagem mas não me disse onde. Ela está agora nas Filipinas, mas primeiro visitou o Japão, de onde me enviou este postal do Castelo Nijo, em Quioto. 
 
 O Castelo de Nijo (二条城, Nijōjō) foi construído em 1603 como residência em Quioto de Tokugawa Ieyasu, o primeiro xogum do Período Edo (1603-1868). Após a queda do Xogunato Tokugawa em 1867, o Castelo Nijo foi utilizado como palácio imperial durante algum tempo antes de ser doado à cidade e aberto ao público como local histórico. Os seus edifícios palacianos são, sem dúvida, os melhores exemplos remanescentes da arquitetura de palácios de castelos da era feudal japonesa, e o castelo foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1994. 
O Castelo de Nijo pode ser dividido em três áreas: o Honmaru (círculo principal de defesa), o Ninomaru (círculo secundário de defesa) e alguns jardins circundantes.
 
O Palácio Ninomaru serviu de residência e escritório do xogum durante as suas visitas a Quioto. Preservado na sua forma original, o palácio é constituído por vários edifícios separados, ligados entre si por corredores com pisos que rangem ao serem pisados, como medida de segurança contra intrusos. Os aposentos do palácio estão cobertos de tapetes tatami e apresentam tetos decorados e portas de correr (fusuma) muito bem pintadas.

Kulangsu - China

Em 2017 a China acrescentou 2 locais à sua já longa lista de Património Mundial. Felizmente não foi nada difícil conseguir postais desses locais e na altura fiz uma troca com a/o Wei que me enviou o segundo destes postais de Kulangsu, também conhecida como Gulangyu. Os outros postais são oficiais.

Kulangsu é uma pequena ilha localizada no estuário do rio Chiu-lung, de frente para a cidade de Xiamen. Com a abertura de um porto comercial em Xiamen, em 1843, e o estabelecimento da ilha como um assentamento internacional em 1903, esta ilha na costa sul do império chinês tornou-se de repente uma importante janela para as trocas sino-estrangeiras.

  Kulangsu é um exemplo excepcional da fusão cultural que emergiu dessas trocas, que permanecem legíveis em seu tecido urbano. Existe uma mistura de diferentes estilos arquitectónicos, incluindo o estilo tradicional do sul de Fujian, o Estilo Neoclássico Ocidental e o Estilo Varanda Colonial. O testemunho mais excepcional da fusão de várias influências estilísticas é um novo movimento arquitectónico, o Estilo Amoy Deco, que é uma síntese do estilo modernista do início do século XX e do Art Deco.
 
 
CN-651167, enviado pelo Wuai.
Eu a pensar que o postal de 2017 era o meu primeiro deste local unesco mas afinal já tinha recebido um outro anos antes.
Esta é uma varanda tradicional. Pertence a uma casa antiga, o nº 64 da R. Zhangzhou.

Termas Romanas de Bath - Inglaterra

 Bath é, provavelmente, a cidade que mais quero visitar em Inglaterra. A cidade é famosa pelas suas  ruas georginas em formato de crescente, as termas romanas e património único. Bath tornou-se Património Mundial da UNESCO em 1987, e as Termas Romanas foram posteriormente adicionadas ao Património Mundial transnacional conhecido como as "Grandes Cidades Termais da Europa" em 2021. Já tinha postais da cidade, mas ainda me faltava um postal das termas, que finalmente consegui graças ao Adam.
 
Photography: James Davies
As Termas Romanas, localizadas na cidade de Bath, são um dos exemplos mais bem preservados da arquitetura e engenharia romana no mundo. Construído no século I d.C., o complexo inclui os vestígios de um templo, banhos e balneários, e era utilizado para banhos, socialização e negócios. As Termas Romanas desempenharam também um papel importante na cultura e sociedade romana, influenciando a religião, o entretenimento, a saúde e a higiene, e a política.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Dresden - Alemanha

Dresden foi a cidade alemã mais bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era chamada de "Florença do Elba" e era considerada uma das cidades mais bonitas do mundo devido à sua arquitectura e museus. 

Nos últimos meses da II Guerra Mundial, bombardeiros aliados da Força Aérea Real Britânica e da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos realizaram vários bombardeamentos na cidade de Dresden. Começando na noite de 13 de Fevereiro de 1945, mais de 1.200 bombardeiros fizeram descer sobre a cidade cerca de 4.000 toneladas de bombas de fragmentação e incendiárias  em quatro ataques sucessivos. 
 
 DE-8360341, enviado pelo Heiko.
Estima-se que 25.000 pessoas foram mortas nos bombardeamentos e nos incêndios que se seguiram. Mais de 75.000 habitações foram destruídas, juntamente com monumentos únicos da arquitectura barroca no centro histórico da cidade.
 

DE-15872662, enviado pela Manuela.
Apesar da destruição causada pela guerra, a cidade conseguiu reerguer-se, restaurando e reconstruído muitos dos seus edifícios.

 Foto: F. Ihlow, H. Voigt, F. Exss, Verlag
Os edifícios barrocos e renascentistas do centro histórico, juntamente com o vale do rio Elba, fizeram com que a cidade e o vale fossem classificados como Património Mundial da Humanidade. No entanto essa classificação foi retirada em 2009.

© Schöning GmbH & Co. KG
DE-5174131, enviado pela Manuela.
Durante 5 anos a cidade de Dresden e o Vale do Elba foram internacionalmente reconhecidos como lugares de importância cultural pelo Comité do Património Mundial. Depois de colocada na lista do Património Mundial em perigo em 2006, o estatuto de património mundial da cidade foi oficialmente retirado em 2009, devido à violação intencional da Convenção do Património Mundial da Unesco, após a construção de um ponte rodoviária sobre o vale, ainda dentro do centro histórico da cidade.
Este foi o 1º lugar Europeu a perder o título de Património Mundial e o 2º no mundo inteiro.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Burano - Itália

O mês passado fui até Itália e para além de visitar Veneza, fui também a outros locais. Ora, estando em Veneza não poderia deixar de visitar as suas ilhas, Murano, Burano e Torcello. É um passeio super agradável e que recomendo. 
Enviei para mim um postal de Burano que aqui junto a um que já tinha, enviado pela Sarah em 2013.
 
www.rotalsele.com
A ilha de Burano situa-se na lagoa de Veneza, e tal como Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. A ilha é conhecida pela sua renda e pelas suas casas coloridas.

Copyright 2006 by Mazzega Art & Design s. r. l. - Venezia * Foto: archivo Mazzega Art & Design
As populares casas coloridas de Burano seguem um sistema específico. Se alguém deseja pintar a sua casa deve enviar uma solicitação ao governo, que responderá informando sobre as cores permitidas nesse lote.

Burgos - Espanha

 Burgos é actualmente a cidade espanhola que mais quero visitar. Essa vontade deve-se sobretudo à sua bela catedral. 
O Jesús esteve lá há poucas semanas e enviou-me este postal da catedral vista do castelo.
 
Antiga capital do reino unificado de Castilla y León durante cinco séculos, a cidade possui uma das obras do auge do gótico espanhol: sua Catedral, declarada Património da Humanidade.
Aos pés do cerro del Castillo, um morro com os restos de um recinto amuralhado que oferece uma das melhores perspectivas da cidade, estende-se o antigo bairro medieval. - in:
https://www.spain.info

domingo, 16 de novembro de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Out. 25

 Como disse, os postais de Setembro e de Outubro chegaram todos e estes são da Finlândia, Alemanha, Suíça e Japão.
 
A Katri enviou-me um postal da Igreja Ortodoxa de Tampere, uma cidade onde ela já viveu. 
A igreja ortodoxa de Santo Alexandre Nevsky e São Nicolau foi construída entre 1896 e 1899. A igreja é um dos edifícios mais importantes de Tampere em termos de história arquitetónica.
 

Quando se tratam de postais de igrejas na Baviera, costumam ser enviados pela Marei. Desta vez enviou-me a Igreja de Peregrinação de Mariahilf e São João Nepomuceno, uma igreja católica romana do final do período barroco, construída no século XVIII, localizada em Brannenburg, na Alta Baviera. Devido à sua localização na encosta da montanha Sulzberg, com vista para o vale do Inn, a igreja é um destino popular para passeios de um dia, oferecendo vistas deslumbrantes da paisagem circundante.


Nunca tinha ouvido falar de Spiez, mas esta cidade nas margens do Lago Thun, na região de Bernese Oberland, no cantão suíço de Berna, é um destino popular para passeios de um dia. A sua baía é considerada uma das mais belas da Europa. Para além da bela baía, Spiez é conhecida pelo seu castelo, pelas suas igrejas milenares, pelas suas vinhas, pelo seu museu de história local e viticultura e pelas suas opções de desportos aquáticos. 
O postal foi enviado pela Grace.
 
A Anne é de Singapura, mas enviou um postal japonês com uma vista de Amanohashidate, um banco de areia coberto de pinheiros que se estende pela entrada da Baía de Miyazu, na pitoresca região costeira do norte da província de Quioto. Vista das montanhas em ambas as extremidades da baía, a Barra de Areia de Amanohashidate (que se traduz aproximadamente como "ponte no céu") parece um caminho entre o céu e a terra. A paisagem é admirada há séculos e está classificada entre as três vistas mais belas do Japão.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Set. 25

 Todos os postais deste RR dos meses de setembro e outubro chegaram sãos e salvos, mas ainda faltam dois postais de Julho e Agosto. Mas se há uma coisa que todos aprendemos em tantos anos a enviar e receber postais, é a nunca perder a esperança.
 
www.papersisters.de

Antes de Outubro já se pensava no WPD e a Lara enviou-me este postal, a versão 2024 das Papersisters.

Não é habitual receber postais de 2 pessoas do mesmo país mas em Setembro aconteceu e a Monique enviou-me este postal da Catedral de S. Bavão em Gent. 
Esta magnífica construção na Sint-Baafsplein, em Gent, é a igreja paroquial mais antiga no centro de Gante. Ergue-se no local onde outrora existiram uma igreja do século X e uma igreja românica do século XII. Esta última era dedicada a São João Batista. Na Idade Média, Gante era uma cidade rica e poderosa, com recursos para encomendar igrejas cada vez maiores e mais opulentas. Assim, a Igreja de São João Batista foi convertida, entre os séculos XV e XVI, na imponente Catedral gótica de São Bavão.

awl-images / imageBROKER/ Hanke
Quando viajei para a República Checa, em Junho, fiz uma viagem de dois dias à Saxónia com a ideia de visitar Dresden e talvez outro local. O Castelo de Moritzburg era uma das opções, mas decidimos visitar Meissen. Este postal foi enviado pela Petra. 
O Castelo de Moritzburg é, sem dúvida, o castelo com fosso mais bonito da Saxónia. Recebeu o nome do Duque Maurício, que mandou construir um pavilhão de caça para si perto de Dresden em 1542. A partir de 1723, Augusto, o Forte, converteu-o num magnífico castelo barroco no meio de um grande lago e parque.

De Hangzhou, na China, Xinyi enviou este cartão do Mausoléu do General Yuefei, vulgarmente conhecido em chinês como Templo Yuewang.  
Este templo foi construído em homenagem a Yue Fei, um general da dinastia Song do Sul durante as invasões Jurchen, quando a capital da China era Hangzhou. O Mausoléu do General Yue Fei estava situado no templo de Yue Fei, no sopé sul da Montanha Xixia, na cidade de Hangzhou. O templo foi construído pela primeira vez durante a dinastia Song, em 1221, para comemorar Yue Fei. O local inclui o Templo de Yue Fei, o Templo da Lealdade e o Mausoléu de Yue Fei no seu interior. O templo foi reconstruído várias vezes posteriormente. Os túmulos e as esculturas tumulares do templo datam do século XII e foram meticulosamente restaurados.