terça-feira, 9 de julho de 2024

Aldeia Wengji - China

 A China acrescenta novos locais à lista do Património Mundial quase todos os anos e o ano passado não foi exceção. A Paisagem Cultural das Antigas Florestas de Chá na Montanha Jingmai em Pu'er foi inscrita em Setembro passado, elevando para 57 o número total de locais classificados pela UNESCO no país. Com este postal, também enviado pelo Johnson, tenho postais de todos os locais chineses!!  
 
Este património é constituído por cinco antigas florestas de chá que cobrem uma área de 1.180 hectares, nove aldeias antigas com uma população de cerca de 5.000 habitantes e três florestas divisórias protectoras. Uma dessas nove aldeias antigas é a Aldeia Wengji.
 
Localizada na montanha Jingmai, no sudoeste da China, esta paisagem cultural foi desenvolvida ao longo de mil anos pelos povos Blang e Dai, seguindo práticas que tiveram início no século X.  
A propriedade é uma área de produção de chá composta por aldeias tradicionais dentro de antigos bosques de chá rodeadas por florestas e plantações de chá. O cultivo tradicional de velhas árvores de chá no sub-bosque é um método que responde às condições específicas do ecossistema da montanha e do clima subtropical das monções, combinado com um sistema de governação mantido pelas comunidades indígenas locais. As cerimónias e festividades tradicionais estão relacionadas com a crença dos Ancestrais do Chá de que os espíritos vivem nas plantações de chá e na fauna e flora locais, uma crença que está no cerne desta tradição cultural.

Sem comentários: