sábado, 9 de setembro de 2023

Cáceres - Espanha

Em Junho quase fui à Extremadura e se tivesse ido, Cáceres seria uma das cidades a visitar. No entanto, decidi voar para a ilha do Faial.   
Não faltam motivos para visitar esta cidade. Ruas estreitas, casas senhoriais, palácios renascentistas, igrejas coroadas por ninhos de cegonhas e muito mais. Cáceres foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986 devido à mistura da cidade de arquitectura romana, mourisca, gótica do norte e renascentista italiana.
 

A Plaza Mayor é o ponto de encontro das gentes de Cáceres. Este espaço começou a ser utilizado após a Reconquista como centro de mercado da cidade, sendo urbanizada a partir do século XV. Nesta praça pode encontrar-se alguns dos monumentos emblemáticos da cidade, como a Torre La Hierba, um dos Púlpitos, e, especialmente, a Torre de Bujaco ao lado da Ermida La Paz.

 


© Fotógrafo: Modesto Galán
 
O postal mostra também a Igreja de São Mateus. A igreja foi construída sobre as ruínas de uma mesquita árabe no século XVI. Foi remodelada por diversas vezes, sendo a última no século XX. É do estilo gótico tardio espanhol, o Plateresco. - in: wikipédia

   Ed. Pergamiño
Mesmo ao lado da Igreja de São Mateus, está a Torre das Cegonhas que faz parte do Palácio das Cegonhas.
 O Palacio de las Cigüeñas situa-se na Plaza de San Mateo, na parte mais alta da cidade monumental de Cáceres.
O palácio é conhecido por este nome devido ao grande número de cegonhas que nele nidificavam. Foi edificado, no século XV, por Diego de Ovando sobre uma parte do antigo alcázar almóada.
O que realmente se destaca no conjunto é a sua alta torre com ameias sustentadas por pequenas mísulas. Trata-se da única torre do recinto histórico que não foi cortada. A casa dos Ovando livrou-se da ordem real, de Isabel a Católica, ditada contra as torres de todas as casas pela lealdade das mesmas a Joana de Trastâmara na disputa pelo trono de Castela. Em 1480, depois da coroação de Isabel, foi ortogado a Diego de Ovando o direito de levantar a dita torre.
O palácio foi reformado na década de 1940 para acolher a sede do Governo Militar e, actualmente, continua na posse do Ministério da Defesa. - in
: wikipédia
 
  
 © Fotógrafo: Modesto Galán
Tenho quase a certeza que o Óscar decidiu enviar-me este postal por por causa da velhinha. Já agora, os outros postais foram enviados pela Joaninha, pela Vitória e pelo Luís.  
Esta é uma imagem de um dos adarves da cidade. Os adarves são as ruas adjacentes às muralhas. Em Cáceres cinco ruas conservam o nome de Adarves (Padre Rosalío, Santa Ana, Estrella, Bispo Álvarez de Castro e Cristo), embora quando se fale em "os adarves", as pessoas costumam referir-se às três primeiras. O postal é do adarve da Estrella, acho eu. 

Sem comentários: