segunda-feira, 29 de julho de 2024

Catedral de Helsínquia - Finlândia

Quando fui a Helsínquia não precisei de comprar postais da catedral porque já tinha uns quantos. A semana passada chegou mais um. Todos estes são oficiais, excepto o 3º que foi enviado pela Heidi. 

FI-2199913, enviado pela Anna.
A imponente Catedral Luterana de cúpula verde (Tuomiokirkko em finlandês) domina a Praça do Senado e o horizonte de Helsinquía.
 
FI-4648434, enviado pela Katriina.
A catedral  foi construída para substituir uma igreja que existiu no local datada de 1727.

Helsínquia é famosa pelos seus arquitectos mas foi um alemão que desenhou a Catedral Luterana.  

Photographed and Published by Janne harala Tmi, Lahti
FI-1661784, sent by Arja. 
A construção desta catedral foi supervisionada por Engel desde 1830 até à sua morte em 1840. A partir de então foi Ernst Lohrmann que tomou conta do projecto. A construção terminou em 1852. 

FI-3392622, enviado pela Kaisa.
A catedral foi construída em homenagem ao grão-duque, Nicolau I, o czar da Rússia, e foi chamada Igreja de São Nicolau até a independência da Finlândia em 1917. Em 1959, tornou-se uma catedral evangélica luterana.

FI-297468, enviado pela "peramuru".
Renovações extensas, tanto na catedral como na cripta, devolveram à Catedral Luterana sua beleza original em 1998.
Uma das atracções turísticas mais populares de Helsínquia, a catedral recebe mais de 350.000 visitantes por ano.

Porta de Viru, Tallinn - Estónia

 A minha amiga Anne foi mais uma vez a Tallinn e fez questão de me enviar um postal. O postal é bonito mas o que mais me chamou a atenção foi o preço do selo, 2.60€. Não admira que receba tão poucos postais da Estónia.
 
Photo: Valeri Sepp
A barbacã do Portão de Viru fazia parte do sistema de defesa da muralha da cidade de Tallinn construída no século XIV. Alguns séculos mais tarde, já contava com 8 portas que consistiam em várias torres e muralhas. A torre principal de uma porta era sempre quadrada e as barbacãs estavam equipadas com uma ou duas pequenas torres redondas. 
À medida que as entradas da Cidade Velha foram alargadas, vários portões foram demolidos e tal também aconteceu ao Portão de Viru, para que pudesse ali passar uma rota de elétrico puxado por cavalos que ligava o Mercado Velho a Kadriorg. No entanto, as torres de esquina foram preservadas.

Gdansk - Polónia

 Durante alguns anos, Gdansk foi a cidade que eu mais queria conhecer e quando a minha companheira de visitar me perguntou que local queria mesmo visitar na Polónia, disse-lhe logo que Gdansk era visita obrigatória. Eu gostei, ela também, na verdade adorámos. As ruas, os edifícios, as cores, é sem dúvida uma das cidades mais bonitas e fofas que já visitei. 
Nem tudo pode ser perfeito e só mesmo o tempo e as obras na Dlugie Pobrzeze é que beliscaram um pouco esta visita. Desculpa perfeita para lá voltar.
 
Dlugie Pobrzeze, a longa rua marginal de Gdansk, estende-se por quase 2 kms ao longo do rio Motlawa.   
Até ao século XIX, este foi porto de Gdansk e o rio Motlawa proporcionava um acesso fácil e protegido ao mar. Não restam muitas das antigas instalações portuárias. A grua medieval de carga pesada é agora uma peça de museu.
Os edifícios ao longo do passeio foram totalmente destruídos na guerra, incluindo a grua, tendo sido  reconstruídos anos depois seguindo estilos e planos medievais.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Frauenkirche, Dresden - Alemanha

Desde 30 de outubro de 2005 que o campanário da Frauenkirche voltou a dominar o horizonte de Dresden. A reconstrução da Frauenkirche é um símbolo impressionante da reconciliação internacional após a Segunda Guerra Mundial.
 
DE-14411070, enviado pela Manuela.
 A Frauenkirche - Igreja de Nossa Senhora, é uma igreja Luterana em Dresden. Foi destruída pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída como um símbolo da reconciliação entre os inimigos de guerra. A igreja original, em estilo barroco, foi construída entre os anos de 1726 e 1743.
 

Em 13 de fevereiro de 1945, forças aliadas Anglo-Americanas iniciaram um massivo ataque aéreo a Dresden. A igreja sobreviveu durante dois dias e duas noites aos ataques aliados mas acabou por não resistir e ruiu no dia 15 de fevereiro. Terminada a guerra, os restos da igreja foram numerados e empilhados no centro da cidade durante 45 anos.

O plano para a reconstrução da igreja, começou em 1989 após a reunificação alemã e os trabalhos começaram em 1993 e terminaram em 2005.
 
 
DE-3275953, enviado pelo Olaf.
O seu interior com cinco galerias semi-circulares representa uma unidade arquitectónica impressionante e de grande beleza. Combina o conceito de uma estrutura centralizada, focada no púlpito, na pia baptismal e no órgão.

sábado, 13 de julho de 2024

Cáceres - Espanha

Em Junho do ano passado quase fui a Cáceres. Não cheguei a ir mas fiquei com vontade. Este ano a minha companheira de viagem sugeriu passar lá um fim-de-semana no regresso da nossa viagem à Polónia e eu aceitei logo a sugestão. Valeu bem a pena, a cidade é muito bonita.  
Não faltam motivos para visitar esta cidade. Ruas estreitas, casas senhoriais, palácios renascentistas, igrejas coroadas por ninhos de cegonhas e muito mais. Cáceres foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986 devido à mistura da cidade de arquitectura romana, mourisca, gótica do norte e renascentista italiana.
 

A Plaza Mayor é o ponto de encontro das gentes de Cáceres. Este espaço começou a ser utilizado após a Reconquista como centro de mercado da cidade, sendo urbanizada a partir do século XV. Nesta praça pode encontrar-se alguns dos monumentos emblemáticos da cidade, como a Torre La Hierba, um dos Púlpitos, e, especialmente, a Torre de Bujaco ao lado da Ermida La Paz.

 

Fotógrafo: Modesto Galán
A igreja de São Francisco Javier foi construída no século XVIII, em estilo barroco, pelos jesuítas. No entanto, estiveram no comando da igreja apenas 14 anos, em 1767 a Companhia de Jesus foi suprimida no Império Espanhol. Em 1899 a igreja foi transferida para os Missionários do Preciosíssimo Sangue, razão pela qual a igreja é também conhecida por Igreja do Preciosíssimo Sangue. 
Subindo às torres tem-se uma vista magnífica sobre Cáceres e arredores. A igreja já foi cenário de vários filmes, entre os quais "1492: Conquista do Paraíso", protagonizado por Gerard Depardieu, Armand Assante e Sigourney Weaver.
 

© Fotógrafo: Modesto Galán
 
O postal mostra também a Igreja de São Mateus. A igreja foi construída sobre as ruínas de uma mesquita árabe no século XVI. Foi remodelada por diversas vezes, sendo a última no século XX. É do estilo gótico tardio espanhol, o Plateresco. - in: wikipédia

   Ed. Pergamiño
Mesmo ao lado da Igreja de São Mateus, está a Torre das Cegonhas que faz parte do Palácio das Cegonhas.
 O Palacio de las Cigüeñas situa-se na Plaza de San Mateo, na parte mais alta da cidade monumental de Cáceres.
O palácio é conhecido por este nome devido ao grande número de cegonhas que nele nidificavam. Foi edificado, no século XV, por Diego de Ovando sobre uma parte do antigo alcázar almóada.
O que realmente se destaca no conjunto é a sua alta torre com ameias sustentadas por pequenas mísulas. Trata-se da única torre do recinto histórico que não foi cortada. A casa dos Ovando livrou-se da ordem real, de Isabel a Católica, ditada contra as torres de todas as casas pela lealdade das mesmas a Joana de Trastâmara na disputa pelo trono de Castela. Em 1480, depois da coroação de Isabel, foi ortogado a Diego de Ovando o direito de levantar a dita torre.
O palácio foi reformado na década de 1940 para acolher a sede do Governo Militar e, actualmente, continua na posse do Ministério da Defesa. - in
: wikipédia
 
  
 © Fotógrafo: Modesto Galán
Tenho quase a certeza que o Óscar decidiu enviar-me este postal por por causa da velhinha. Já agora, os outros postais foram enviados pela Joaninha, pela Vitória e pelo Luís.  
Esta é uma imagem de um dos adarves da cidade. Os adarves são as ruas adjacentes às muralhas. Em Cáceres cinco ruas conservam o nome de Adarves (Padre Rosalío, Santa Ana, Estrella, Bispo Álvarez de Castro e Cristo), embora quando se fale em "os adarves", as pessoas costumam referir-se às três primeiras. O postal é do adarve da Estrella, acho eu. 

PT RR - Grupo Surpresa de Junho 24

 Em Abril e Maio não houve grupo surpresa, em Junho os postais escritos em Português, voltaram à caixa do correio.
 
Um postal com velhotas e é claro que tinha de ser enviado pelo Tiago. Já fui algumas vezes ao Piódão mas nunca lá vi postais iguais a este.

Fotografia: Oswaldo Santos

Arte xávega em alguma das praias da Costa de Prata. 
Postal enviado pela Nídia.

E quando menos se espera, chega um postal de um local UNESCO novo. A Atalí é do Uruguai e depois de algum tempo sem estar no Postcrossing, agora regressou e tem participado na comunidade em Português, incluindo neste RR. Viu que me ainda não tinha postais de Fray Bentos e enviou-me este.
A Paisagem Industrial de Fray Bentos entrou para a lista do Património Mundial em 2015.
Localizado nas margens do rio Uruguai, a oeste da cidade de Fray Bentos, o complexo industrial foi construído após o desenvolvimento de uma fábrica fundada em 1859 para processar carne produzida nas vastas pradarias próximas. O local ilustra todo o processo de obtenção, processamento, acondicionamento e expedição da carne. Inclui edifícios e equipamentos da Liebig Extract of Meat Company, que exportou extrato de carne e corned-beef para o mercado europeu a partir de 1865 e da Anglo Meat Packing Plant, que exportou carne congelada a partir de 1924. Através da sua localização física, edifícios industriais e residenciais para além das instituições sociais, o local apresenta uma ilustração de todo o processo de produção de carne à escala global.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Aldeia Wengji - China

 A China acrescenta novos locais à lista do Património Mundial quase todos os anos e o ano passado não foi exceção. A Paisagem Cultural das Antigas Florestas de Chá na Montanha Jingmai em Pu'er foi inscrita em Setembro passado, elevando para 57 o número total de locais classificados pela UNESCO no país. Com este postal, também enviado pelo Johnson, tenho postais de todos os locais chineses!!  
 
Este património é constituído por cinco antigas florestas de chá que cobrem uma área de 1.180 hectares, nove aldeias antigas com uma população de cerca de 5.000 habitantes e três florestas divisórias protectoras. Uma dessas nove aldeias antigas é a Aldeia Wengji.
 
Localizada na montanha Jingmai, no sudoeste da China, esta paisagem cultural foi desenvolvida ao longo de mil anos pelos povos Blang e Dai, seguindo práticas que tiveram início no século X.  
A propriedade é uma área de produção de chá composta por aldeias tradicionais dentro de antigos bosques de chá rodeadas por florestas e plantações de chá. O cultivo tradicional de velhas árvores de chá no sub-bosque é um método que responde às condições específicas do ecossistema da montanha e do clima subtropical das monções, combinado com um sistema de governação mantido pelas comunidades indígenas locais. As cerimónias e festividades tradicionais estão relacionadas com a crença dos Ancestrais do Chá de que os espíritos vivem nas plantações de chá e na fauna e flora locais, uma crença que está no cerne desta tradição cultural.

Quanzhou - China

Demorei 3 anos para finalmente conseguir um postal de Quanzhou mas valeu a pena esperar, este postal enviado pelo Johnson é fantástico. E por que é que queria um postal desta cidade chinesa? É simples. Era um dos locais UNESCO chineses que ainda me faltava.

Quanzhou, uma cidade costeira na província de Fujian, no sudeste da China, é conhecida pela sua longa história e rica cultura. Foi em tempos o ponto de partida da antiga Rota Marítima da Seda e um centro de comércio marítimo global nas dinastias Song (960-1279) e Yuan (1271-1368). Em Julho de 2021, a UNESCO incluiu 22 locais da cidade na Lista do Património Mundial pelo seu papel como "Empório do Mundo na China Song-Yuan". 
 
A classificação de Quanzhou ilustra a importância da cidade como um empório marítimo durante os períodos Song e Yuan (séculos X-XIV d.C.) e a sua interligação com o interior da China. Quanzhou prosperou durante um período altamente significativo para o comércio marítimo na Ásia.   
O local abrange edifícios religiosos, incluindo a Mesquita Qingjing do século XI d.C., um dos primeiros edifícios islâmicos na China, túmulos islâmicos e uma vasta gama de vestígios arqueológicos: edifícios administrativos, docas de pedra que foram importantes para o comércio e defesa, locais de cerâmica e produção de ferro, elementos da rede de transportes da cidade, pontes antigas, pagodes e inscrições.