quinta-feira, 27 de junho de 2024

Faias de Tejera Negra - Espanha

 Não foi fácil mas finalmente tenho postais de todos os locais UNESCO da Espanha. Faltava-me apenas um das florestas de faias e há umas semanas recebi este, enviado pelo Jordi, de Tejera Negra, uma floresta em Castilla-La Mancha. 

As faias de Tejera Negra foram estabelecidas em épocas remotas, quando o clima era mais frio e húmido do que na atualidade. Hoje em dia estas árvores encontram refúgio em vales sombrios e encostas a norte, com névoas, ventos, chuva e baixa exposição ao sol.
 
O Hayedo de Tejera Negra, um dos mais meridionais do continente e também um dos declarados Património Mundial pela UNESCO em 2017.
O microclima deste local, juntamente com seu isolamento, permitiu a conservação dos faiais (hayedos) que lhe dão nome. Junto às faias há outras espécies protegidas como o teixo, o azevinho, a bétula, o carvalho, a aveleira e o pinheiro. O sub-bosque é de urzais, giestas e estevais. A fauna mais característica do Hayedo de Tejera Negra são as aves de rapina diurnas: águia-real, milhafre-real e açor. Também há muitos corços, raposas, gatos-monteses, fuinhas, texugos, doninhas, javalis e aves de rapina noturnas como corujas-do-mato, corujas-pequenas e mochos-galegos. - in: https://www.spain.info

Sem comentários: