domingo, 30 de junho de 2024

NL-5740962

 Mais um postal oficial. Este é da Holanda e é de um castelo do qual ainda não tinha postais. O Huis Bergh é um dos maiores castelo de fosso do país.
 
NL-574962, enviado pela Linda.
O castelo Huis Bergh em 's Heerenberg data do século XIII. Foi o lar ancestral dos senhores e condes mais poderosos que desempenharam um papel importante na Igreja e no Estado, e durante a Guerra dos Oitenta Anos.  
Hoje é um lugar onde as histórias históricas ganham vida sob a forma de uma bela arquitetura e de uma rica coleção de arte.

sábado, 29 de junho de 2024

DE-14223118

 Se é para estar o tempo que está, mais valia ser inverno. Com os fenómenos raros que têm acontecido, até não me admirava nada se começasse a nevar.
 
DE-14223118, enviado pela Melanie.
Hoherodskopf é um pico na cordilheira volcânica de Vogelsberg no estado do Hesse, na Alemanha. 
A torre ali no meio é uma torre de telecomunicações construída entre 1976 e 1977 pelo então Deutsche Bundespost

CH-725589

 Um postal Suiço enviado em travel mode.
 
Photoglob Zurich
CH-725589, enviado pela Gwenn.
Aarau situa-se ao sopé do lado sul das montanhas do Jura, no centro do triângulo das grandes cidades de Zurique, Basileia e Lucerna. Esta localização central foi reconhecida desde cedo, razão pela qual Aarau, durante alguns meses em 1798, se tornou brevemente a primeira capital da Suíça, abrigando as primeiras Casas Parlamentares da Suíça.
Os seus muitos beirais pintados – os chamados "Dachhimmel" –, datados predominantemente do século XVI, quando a cidade se submeteu a uma considerável expansão, são uma característica especial do centro histórico de Aarau. É por esta razão que Aarau é considerada como “a cidade das lindas empenas”.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Ossuário de Douamont - França

 Estou contente por ter este postal de um local UNESCO que ainda me faltava, mas preferia não o ter. Se não tivesse havido a Primeira Guerra Mundial, se não tivesse havido a batalha de Verdum, este lugar não teria razão para existir. Todos sabemos o que aconteceu e este ossuário é apenas um dos 139 locais funerários e memoriais, 43 na Bélgica e 96 em França, classificados como Património Mundial no ano passado.  
Já agora, a título de curiosidade, existe um cemitério Português também classificado, Cemitério Militar Português em Richebourg, Pas-de-Calais.  Nesse cemitério estão 1.831 vítimas do Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial, a maior parte delas foram mortas na Batalha do Lys, em abril de 1918. 
 
Falemos então do Ossuário de Douaumont. Este é um monumento que presta homenagem a todos os soldados não identificados encontrados no campo de batalha de Verdun. Todas as nacionalidades e todas as divisões estão aí reunidas sem distinção. O monumento é um verdadeiro símbolo de paz e reconciliação.
 
Chiché - Sylver Soles
No final de 1918, milhares de corpos foram descobertos em Verdun. Charles Ginisty, bispo de Verdun, decidiu reunir os ossos dos soldados não identificados num local de memória. Como resultado, o edifício foi inaugurado em 1932. Assim, 130 mil soldados de todas as classes sociais estão enterrados no ossuário. Além disso, 15 mil soldados franceses foram sepultados nas campas em frente ao monumento.   
Hoje, no interior do santuário, quase 4.000 gravuras com nomes de soldados que morreram em Verdun cobrem as paredes. Do alto do monumento, ao anoitecer, uma luz visível a 40 km de distância vigia os milhares de soldados que não foram encontrados no campo de batalha.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Faias de Tejera Negra - Espanha

 Não foi fácil mas finalmente tenho postais de todos os locais UNESCO da Espanha. Faltava-me apenas um das florestas de faias e há umas semanas recebi este, enviado pelo Jordi, de Tejera Negra, uma floresta em Castilla-La Mancha. 

As faias de Tejera Negra foram estabelecidas em épocas remotas, quando o clima era mais frio e húmido do que na atualidade. Hoje em dia estas árvores encontram refúgio em vales sombrios e encostas a norte, com névoas, ventos, chuva e baixa exposição ao sol.
 
O Hayedo de Tejera Negra, um dos mais meridionais do continente e também um dos declarados Património Mundial pela UNESCO em 2017.
O microclima deste local, juntamente com seu isolamento, permitiu a conservação dos faiais (hayedos) que lhe dão nome. Junto às faias há outras espécies protegidas como o teixo, o azevinho, a bétula, o carvalho, a aveleira e o pinheiro. O sub-bosque é de urzais, giestas e estevais. A fauna mais característica do Hayedo de Tejera Negra são as aves de rapina diurnas: águia-real, milhafre-real e açor. Também há muitos corços, raposas, gatos-monteses, fuinhas, texugos, doninhas, javalis e aves de rapina noturnas como corujas-do-mato, corujas-pequenas e mochos-galegos. - in: https://www.spain.info

El Puerto de Santa María - Espanha

 Apesar deste ser um postal espanhol, tem um selo português e foi assinado e enviado durante o encontro de Aveiro que aconteceu o mês passado. A Vitória sabia que eu iria gostar de um postal com um castelo. 

El Puerto de Santa María, conhecido localmente como El Puerto, está localizado nas margens do rio Guadalete, na província de Cádiz, na Andaluzia.

 

O castelo de San Marcos foi erguido como igreja fortificada pelo rei Alfonso X de Castela. Foi construído no local de uma mesquita da qual sobreviveu o muro da qibla.   
Já na Era Moderna, com a cidade nas mãos da casa nobiliária de Medinaceli, é quando ocorre uma das grandes reformas no edifício. Especificamente durante o ducado de Luis de la Cerda (1479-1501) foram realizadas obras como a parede exterior ou a sacristia da igreja; coincidindo com um período de esplendor para a cidade de El Puerto devido à descoberta e conquista do continente americano.  
O Castelo de San Marcos foi fundamental para este acontecimento histórico, possivelmente abrigando personalidades tão importantes como Alonso de Ojeda, descobridor da foz do rio Amazonas; Juan de la Cosa, que traçouu pela primeira vez a silhueta do Novo Continente num mapa feito no ano de 1500 e o próprio Cristóvão Colombo.

domingo, 16 de junho de 2024

Mosteiro de São Martinho de Tibães

Já fui várias vezes a Braga mas apesar deste mosteiro se situar a poucos kms da cidade, nunca fui visitá-lo. Já sei o que fazer na próxima vez que lá for. 
Este é mais um postal enviado pelo Óscar.

 Fundado em finais do século XI, o Mosteiro beneditino de São Martinho de Tibães recebeu Carta de Couto em 1110, pela mão dos condes D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henri­ques, que viria a ser o primeiro rei de Portugal.
 
Fotografia: Luís Ferreira Alves

Silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho faziam parte da Regra Beneditina seguida pelos monges. O Mosteiro cresceu em privilégios e poder até ao século XIV e foi escolhido após o Concílio de Trento, em 1567, para ser Casa-mãe da Congregação de São Bento dos Reinos de Portugal.
Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII, ao ser transformado num dos maiores conjuntos monásticos do Portugal barroco.
Constituído pela igreja, alas conventuais e espaço exterior delimitado pela cerca de clausura, o Mosteiro de São Martinho de Tibães encerrou em 1834, data que marca a extinção das Ordens Religiosas em Portugal. Com praticamente todos os bens e edifício vendidos em hasta pública, em 1986 o Estado Português inicia a sua recuperação, estudo e restauro.
Hoje é possível percorrer, ver e sentir os espaços e os seus tempos, num “Museu Monumento” e num “Jardim Histórico” que se estende por cerca de 40 hectares, até à cerca. Neste espaço, os monges beneditinos procuraram a subsistência, mas também um local para a meditação, lazer e experimentação. - in: https://bilheteira.patrimoniocultural.gov.pt

Amarante

Apetece-me voltar a Amarante. Só lá estive duas vezes. A primeira foi há muitos, muitos anos durante as Festas de São Gonçalo e só me lembro do fogo de artifício e de comer algodão doce; a segunda também já foi há algum tempo e foi precisamente durante as obras na Igreja de São Gonçalo. Fotos e gruas não combinam. Para além de querer lá voltar para tirar fotos em condições também quero fazer umas caminhadas por lá.

Fotografia: José Carvalho
PT-818230, enviado pela Sandra.
As paisagens verdes que envolvem a cidade, a Ponte de São Gonçalo que une as margens do Tâmega com perfeição e história, o Convento de S. Gonçalo imponentemente localizado, são algumas das marcas de um cenário romântico, charmoso e acolhedor que os turistas muito apreciam e fotografam.
As margens do rio Tâmega, em Amarante, são uma experiência única. Aqui poderá ver a cidade perfeitamente refletida num espelho de água que inspirou até a criação da marca da cidade. - in:
https://amarantetourism.com

© Forways Lta
Uma das imagens mais características da cidade é a Igreja de São Gonçalo. Erguida em 1540 a mando de D. João III, a igreja foi construída no lugar onde se acredita que São Gonçalo foi sepultado. Para que o altar fosse por cima do túmulo do santo, a igreja foi construída ao contrário do que é normal – a entrada principal é na lateral. O interior da igreja foi feito ao estilo barroco, e durante as Invasões Francesas foi o abrigo dessas tropas, que a pilharam e destruíram. Há ainda quem diga que tudo ardeu, menos a igreja. Os efeitos dos franceses também se podem ver no exterior, graças às marcas das balas de canhão nas paredes. - in: https://www.timeout.pt
Postal enviado pelo Óscar em... 2012!!

quarta-feira, 12 de junho de 2024

17º Encontro Postcrossing

 No passado dia 25 de Maio realizou-se o 17º Encontro Postcrossing. O local escolhido foi Ílhavo, onde os participantes puderam visitar o Museu da Vista Alegre, que este ano celebra 200 anos. Estes 200 anos tiveram direito a selos comemorativos. O Miguel usou neste postal um desses selos, o do Prato Peónia.

The Postcrossing logo is a registered trademark
Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Para a fundação e sucesso deste arriscado empreendimento industrial foi determinante o espírito de persistência do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola, comerciante audaz, incorporou sabiamente o ideário liberal do século, tendo-se tornado “o primeiro exemplo de livre iniciativa” em Portugal.
Ao longo do seu percurso, a marca Vista Alegre, que sempre esteve intimamente associada à História e à vida cultural portuguesas, adquiriu uma notoriedade ímpar e de enorme projeção. - in:
https://casaalegre.com

Monthly Fav. Surprise RR * Abril 24

Agora faço uma pausa nos postais UNESCO para publicar os postais do MFS RR de Abril. Estou a mostrar apenas 3 postais mas na verdade recebi 4. A Marei enviou-me um postal da Igreja de Wies, na Alemanha, que já me tinha enviado em Novembro de 2022.
 
Começo com um postal do Japão enviado pela Tomoko.
Hotokegaura é uma formação rochosa natural na costa oeste da Península de Shimokita, na província de Aomori. De frente para o Estreito de Tsugaru, foi esculpido pelas ondas fortes e pelas condições climáticas adversas associadas ao corpo de água.  
O local consiste numa série de tufos vulcânicos verdes e brancos que se estendem por cerca de dois quilómetros e incluem falésias que chegam aos 90 metros de altura.  
Cercada por árvores verdes e pelo mar azul profundo, a cena traz à mente uma reunião dos Rakan, os discípulos do Buda. Muitas das rochas gigantescas receberam nomes de aspectos do Budismo e a formação como um todo passou a ser chamada de Hotokegaura, ou “entrada do Buda”. 

www.postcardsmarket.com

 Gosto muito desses postais FOTW, mas nem todas as informações escritas neles estão corretas, como realçou a Beatrice. Neste postal diz-se que Singapura conquistou a independência do Império Britânico a 9 de Agosto de 1965, mas na verdade foi da Malásia. 
Singapura tem uma área de 719,1 km², uma população de 5.610.000 habitantes e sua capital é Singapura.  
Único: 
* Sarong Kebaya - Uniforme para todos os oficiais de voo da Singapore Airlines;
* Singlish - Singapura possui uma forma coloquial de inglês, conhecida como Singlish. Palavras como "kiasu", "sabo" e "shick" foram adicionadas ao Oxford English Dictionary;  
Famoso:  
* Aeroporto de Changi - O aeroporto ganhou mais de 500 prémios desde 1981, incluindo 28 prémios de "Melhor Aeroporto" apenas em 2015;  
* O Merlion - Uma criatura mítica com cabeça de leão e corpo de peixe;  
História: 
 * Estabelecido - Em 1299 como Reino de Singapura (de acordo com os Anais Malaios).
 
A Michelle diz que o Postcrossing aproxima as pessoas pelo mundo fora e é como enviar um sorriso pela caixa de correio. Não poderia estar mais de acordo.

Lagos de Ounianga - Chade

 Não foi assim há muito tempo que recebi o meu primeiro postal do Chade, que era de um local UNESCO. O mês passado recebi um segundo postal de lá, também de um local na lista do Património Mundial e também enviado pela Svenja.
Os Lagos de Ounianga e o Maciço Ennedi são os dois único locais UNESCO deste país africano.
 
Getty Images / Michael Runkel 
Os Lagos de Ounianga encontram-se no coração do Deserto do Saara, numa área do norte do Chade que não recebe mais de 2 mm de chuva anualmente. Dependem de um abastecimento subterrâneo de água “fóssil” que chegou à área em tempos antigos, quando o clima do Saara era muito mais húmido do que é hoje.   
Os lagos estão situados numa bacia rasa abaixo de falésias e colinas de arenito, de onde flui a antiga água. Notavelmente, este sistema hidrológico único é capaz de sustentar os maiores lagos permanentes de água doce encontrados num ambiente desértico tão árido.  
São 18 lagos ao todo, em dois grupos separados por cerca de 40 km. Eles variam muito em composição química, sendo alguns tão salgados que só conseguem sustentar as formas de vida mais básicas, enquanto outros são frescos o suficiente para fornecer habitat para plantas aquáticas, peixes e uma diversidade de outras espécies.

domingo, 9 de junho de 2024

Hampi - Índia

 Apesar destes postais terem sido enviados da Alemanha, são os dois de um local UNESCO na Índia, que já risquei da minha lista de falta há uns anos. O primeiro foi uma surpresa enviada pelo Claus em 2009 e o segundo é um oficial que chegou há poucos dias. 

Hampi, no estado de Karnataka, é um local histórico e religioso conhecido pelas suas ruínas antigas e templos. O local foi a capital da dinastia Vijayanagara, que governou o sul da Índia durante os séculos XIV a XVI d. C.
 
Distribuídas por uma área de mais de 25 quilómetros quadrados, as ruínas de Hampi estão repletas de templos gigantes, palácios, ruas, estruturas aquáticas, fortificações e vários outros monumentos.
 
Photo: V. B. Anand
DE-14223014, enviado pelo Reiner.
O complexo do templo Vittala é dedicado a Vittala, uma forma do deus hindu Vishnu que é um destaque arquitetónico de Hampi.
Os corredores são conhecidos pelos seus pilares extraordinários com esculturas animadas. Um conjunto de pilares, conhecidos como “pilares musicais”, ressoa quando tocado. 

Dubravka - Croácia

 No post anterior referi 4 postais de novos locais UNESCO e este é um deles. Depois de ter completado a Rep. Checa, com este postal enviado pelo Nikola, também já tenho postais de todos os locais UNESCO da Croácia. 

Santa Bárbara situa-se na aldeia de Dubravka, na parte nordeste da região de Konavle, onde a Croácia faz fronteira com Montenegro e Bósnia e Herzegovina. Na área do condado de Dubrovnik-Neretva, existem 115 sítios com stećci, dos quais 24 se encontram em Konavle. O mais famoso deles é Santa Bárbara em Dubravka, que foi adicionado à Lista do Património Mundial da UNESCO em 2016, juntamente com outros 27 sítios na Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Montenegro.
 
Além do cemitério com stećci, o local inclui a igreja de St. Barbara construída em 1889 no local de uma igreja mais antiga. A necrópole possui 104 lápides stecci. Dois tipos de stećci dominam: baús e lajes. Os ornamentos incluem motivos de vinhas estilizadas, rosetas e cruzes, arco e flecha, braço e mão. 
O local tem-se desenvolvido quase continuamente desde os tempos pré-históricos. É um sítio arqueológico complexo com várias fases de desenvolvimento.