segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Table Mountain - South Africa

O segundo destes postais, o oficial, quase não chegava inteiro à minha caixa do correio. Durante a viagem desde a Cidade do Cabo até à Guarda, apanhou água, chegou meio deformado e a mensagem quase não dá para ler. O postal do Hans teve mais sorte, chegou em perfeitas condições, apenas o selo não foi carimbado.

A Table Mountain, Montanha da Mesa, é a montanha e a atracção mais famosa e fotografada da África do Sul. A montanha ganhou estatuto de parque natural em 1998 e em 2004 foi uma das 8 áreas protegidas da Região Floral do Cabo a ser declarada Património Mundial da UNESCO.
 
Art Publishers
Os povos Khoi e San chamaram a montanha de Hoerikwaggo ou Montanha no Mar. A montanha era sagrada para estes povos, pois acreditavam que seu deus (Tsui ou Goab) morava lá.
O primeiro europeu a ver o cabo foi Bartolomeu Dias em 1448. Em 1497, Vasco da Gama também o viu. A primeira escalada registada da montanha foi feita pelo navegador português, António de Saldanha em 1503. Foi Saldanha quem deu o nome à montanha, chamando-a Taboa do Cabo.

ZA-151540, enviado pela família JVR.
Em 1652, os povos Khoi e San foram expulsos das suas terras quando o Cabo foi colonizado pelos holandeses liderados por Jan van Riebeeck. Eles rapidamente estabeleceram a Cidade do Cabo, construíram casas e trouxeram escravos.
Desde então, muitas pessoas de todo o mundo escalaram a montanha. Em 1929, o teleférico foi aberto e já foi utilizado por mais de 22 milhões de pessoas. 

Sem comentários: