quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Catedral de Zagreb - Croácia

Há exactamente 11 anos estava em Zagreb. Estou sempre a dizer isto mas é verdade, quero muito, mas mesmo muito voltar a Zagreb e visitar outros locais no país.
Zagreb foi precisamente uma das últimas viagens da Lina, que me enviou o 1º destes postais. A Nives enviou o 2º há uns 4 anos.  

Para além de muito bonita é também enorme, é mesmo o edifício mais alto na Croácia. 
A Catedral de Zagreb situa-se no Kaptol. É dedicada à Assunção de Maria e de reis  Santo Estêvão e São Ladislau. A catedral é tipicamente gótica, como é sua sacristia, que é de grande valor arquitectónico. 

Tisak More
Construção da Catedral começou em 1093, mas o edifício foi destruído pelos Tártaros em 1242. No final do século XV, o Império Otomano invadiu a Bósnia e a Croácia, provocando a construção de muralhas em torno da Catedral, algumas dos quais ainda estão intactas. No século XVII, uma torre fortificada renascentista foi erguida no lado sul e foi usado como um ponto de observação militar, devido a ameaça otomana.

www.atlasax.net
A catedral foi severamente danificada durante o terremoto de Zagreb de 1880. A nave principal entrou em colapso e a torre foi gravemente danificada. A restauração da catedral em estilo neogótico foi liderada por Hermann Bollé, trazendo a Catedral a forma actual.
A catedral é retratada no verso da nota de 1000 kunas emitida em 1993.

Sem comentários: