sexta-feira, 12 de maio de 2017

Caretos de Podence

Devo dizer que gosto imenso deste postal. Já o comprei algumas vezes e há poucos dias recebi um enviado pela Ana Rita. 
Há carnavais para vários gostos, com mais ou menos tradição, com máscaras ou quase sem roupa. Em Podence, uma aldeia no concelho de Macedo de Cavaleiros, o Domingo Gordo e do dia de Carnaval são da inteira responsabilidade dos Caretos.  Estas criaturas mágicas que usam máscaras e trajes exuberantes,  invadem as ruas da aldeia, correm, saltam, dançam e perseguem as raparigas solteiras. 

Forways Lda
Hoje em dia são uma atracção turística mas a tradição esteve em risco de se perder nos anos 60, por causa da guerra colonial e da imigração, que afastaram os homens desta aldeia. Felizmente, a tradição foi recuperada. 
Segundo o site oficial dos Caretos de Podence, os Caretos usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. 

Sem comentários: