segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Convento de Müstair - Suiça

Graças à Joanna, finalmente tenho um postal deste local UNESCO suiço. Creio que só me falta um postal de uma das obras de Le Corbusier, para ter todos os locais da Suiça.
O Convento Beneditino de São João em Müstair, que fica num vale no cantão de Grisões, no extremo sudeste da Suíça, entrou na lista da UNESCO em 1983.

Foto: E. Tscholl
Foi fundado por volta de 775, provavelmente sob as ordens de Carlos Magno. No começo do século IX era habitado por religiosos Beneditinos, tendo-se transformado numa abadia de mulheres na primeira metade do século XII.
As actividades religiosas continuaram ininterruptas até o dia de hoje, com a abadia tornando-se um convento em 1810. Hoje, o conjunto conventual compreende a igreja conventual carolíngia e a Igreja da Santa Cruz, a torre residencial da abadessa von Planta, a antiga residência do bispo, incluindo dois pátios rectangulares. Para oeste o pátio é cercado por claustros, duas torres de entrada e edifícios agrícolas.
A propriedade reflecte a história da sua construção e as relações políticas e sócio económicas nesta região e em toda a Europa durante mais de 1200 anos, e fornece assim um exemplo coerente da arquitectura conventual carolíngia ao longo do tempo.
O conjunto conventual é uma das obras arquitectónicas mais coerentes do período carolíngio e Alta Idade Média, com o ciclo mais extenso de pinturas conhecidas na primeira metade do século IX. As pinturas figurativas da época romana, e especialmente do período carolíngio, são particularmente importantes para a compreensão da evolução de certos temas iconográficos cristãos, como o Juízo Final.

Sem comentários: