domingo, 27 de setembro de 2015

Monthly Favorite Surprise RR - Julho '15

Traduzir o nome deste RR para português fica esquisito. A ideia deste RR mensal é enviar postais, no mínimo 1, no máximo 8, de acordo com os desejos ou favoritos das pessoas a quem vamos enviar, e receber o mesmo nº de postais. Sabemos quantos enviamos e para quem mas não sabemos de quem vamos receber. Eu participo desde Julho e tenho enviado sempre 4 postais. Estes foram os primeiros que recebi, vieram da Irlanda, da França, da Holanda e da Alemanha. 

Photography reproduced from original artistic work © Liam Blake
Em Novembro vou à Irlanda e com certeza vou ver a Trinity College, Universidade da Trindade. Também é possível que conheça o John, quem enviou este postal, uma vez que vou ter um encontro com alguns postcrossers.
A Trinity College é uma universidade em Dublin, fundada em 1592 pela Rainha Isabel I do Reino Unido, no local onde se situava um antigo mosteiro agostiniano. É a única faculdade constituinte da Universidade de Dublin, a mais antiga da Irlanda, com quem forma a instituição educacional de maior prestígio no país.
A Trinity College está localizada em College Green, uma praça da capital irlandesa, no lado oposto à antiga sede do parlamento (Houses of Parliament). O campus ocupa 190 000 metros quadrados e atrai muitos turistas pelos seus interessantes edifícios, tanto os antigos quanto os modernos, situados em volta de espaços relvados amplos e dois campos de desporto.
As maiores atracções são a Old Library, biblioteca com 200.000 volumes decorada com bustos de eruditos e a harpa mais antiga da irlanda e o Book of Kells, manuscrito riquíssimo.
Numerosas figuras irlandesas estudaram no Trinity College, entre as quais Samuel Beckett. - in: wikipédia

Photo: Marc-Olivier Sicard
Ao contrário de outros castelos históricos da França, Rambouillet desempenha um papel tão importante agora como o fez no passado - é agora a residência de verão dos presidentes franceses, e recebe frequentemente chefes de Estado de outros países.
Datado do século XIV, altura em que era uma casa senhorial, ganhou importância como residência real ocasional, e foi aqui que o rei Francisco I de França morreu em 1547.
O castelo mantém uma forma defensiva medieval, com torres em cada canto do edifício, embora o castelo tenha sido bastante modificado nos séculos seguintes.
Os extensos jardins e parques que rodeiam o castelo foram surgindo durante a primeira metade do século XVII - o castelo é cercado por 200 quilómetros quadrados de terra, em grande parte coberto por florestas antigas. O jardim é significativamente mais 'Inglês' no estilo do que muitos dos castelos na região de Paris e do Vale do Loire.
Perto do final do século XVIII, o castelo passou para a coroa de Luís XVI, comprado como um presente para Maria Antonieta. A sua importância política continuou até o século XIX - Napoleão ocasionalmente ficou aqui, e seu 'sucessor' rei Carlos X, abdicou no castelo.
Foi a partir do final do século XIX que Rambouillet se transformou na residência oficial de verão dos presidentes franceses.
Durante o século XX muitas reuniões e cimeiras importantes foram realizadas aqui. O General de Gaulle realizava frequentemente recepções importantes no castelo. Compromissos mais recentes incluíram as reuniões do G6 das principais nações industrializadas, discussões sobre o acordo de paz do Kosovo e visitas de Estado de Boris Yeltsin e Nelson Mandela.
O postal foi enviado pela Nathalie.

© The online postcard shop
A Marina também enviou um postal de um castelo, neste caso o Castelo Heeswijk, localizado perto Heeswijk. na província Brabante do Norte, na Holanda. O castelo foi originalmente construído durante o século XI e mais tarde foi restaurado em 2005. 
O castelo Heeswijk é uma parte integrante da história da Holanda. O Príncipe Mauritis tentou por duas vezes conquistar o castelo em 1600 mas foi o seu meio-irmão Frederick Henry, no entanto, teve sucesso em 1629. Isto permitiu-lhe atacar 's-Hertogenbosch.
Em 1649, o castelo foi transformado numa residência barroca e perdeu suas características defensivas. Em 1672, Luís XIV ficou em Heeswijk enquanto fazia campanha contra a República Holandesa. O Rei Carllos II de Inglaterra, bem como os bispos de Munster e Colónia visitaram o castelo para assinar o Tratado de Heeswijk.
O General Pichegru, que estava sob o comando de Napoleão, usou o castelo como um quartel-general no final do século XVIII. No início dos anos 1800, o castelo foi comprado por Andre Baron van den Bogaerde van Terbrugge. No entanto, por esta altura, o castelo já havia caído em estado de abandono. A reconstrução começou e, em seguida, o castelo foi ampliado para incluir um arsenal. A "Torre de Ferro" também foi construído e serviu como um lugar para armazenar a colecção de arte do seu filho.
Surpreendentemente o castelo sofreu poucos danos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Já enviei alguns postais de tags à Antje mas este é apenas o 1º postal que recebo dela. Mostra a Ponte Velha de Jena, construída em 1534.
Foi destruída durante a Guerra dos Trinta Anos (1637), reconstruída em 1706 e recebeu sua aparência actual em 1744. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 12 de abril de 1945, alguns arcos foram danificados. A reconstrução começou em 2001 e foi concluída em 2004.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

US-3427335, US-3529533 & US-3529534

Oficiais dos EUA mais precisamente dos estados de Washington, Indiana e Iowa. 

Photo © James P. Rowan
US-3427335, enviado pela Colleen.
O Cabo Flattery é o ponto mais a noroeste no território continental dos Estados Unidos. Aqui, onde o Estreito de Juan de Fuca encontra o Pacífico, o Cabo Flattery projecta-se num mar de águas tumultuosas. O Cabo Flattery exibe beleza acidentada pura. Por aqui existem dezenas de aves marinhas, baleias, leões marinhos, entre outras espécies de vida selvagem. 

 Photos: Kim White
US-3529533, enviado pela Natalya.
A Ponte Potter é a única ponte coberta no Condado de Hamilton, no estado de Indiana. 
Foi construída entre 1870-1871 por Josias Durfee e hoje em dia é a peça central do Parque da Ponte de Potter. A ponte possui belas vistas sobre o Rio Branco e é um óptimo lugar para observar a vida selvagem no seu habitat natural.
A ponte foi listada no Registo Nacional de Locais Históricos em 1991 e em 1999 abriu o Parque da Ponte Potter. 

US-3529534, enviado pela Abby.
A Igreja Metodista Unida de Asbury em Webster City foi construída entre 1911 e 1912. 

Parque Nacional de Zion - EUA

O Parque Nacional de Zion é o parque mais antigo e o parque nacional mais antigo do Utah. Foi o primeiro parque do estado a ser designado federalmente. É o parque mais visitado do Utah, atraindo mais de 3 milhões de visitantes anualmente. 
O postal foi enviado pela "wayness" e mostra o Guardião, um monolito de arenito navajo. 

Photographer: John Wagner
Localizado na confluência do Planalto do Colorado, da Grande Bacia do Nevada, e do Deserto de Mojave, tem uma geografia única e uma variedade de ecossistemas que proporcionam a existência invulgar de plantas e animais muito diversos. Um total de 289 espécies de pássaros, 75 mamíferos (incluindo 19 espécies de morcegos), 32 répteis e várias espécies de plantas habitam as quatro zonas de vivência do parque: deserto, zona ripária, bosque, e floresta temperada de coníferas. - in: wikipédia

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Reserva da Biosfera das Borboletas-monarca - México

Este é o 5º e último postal enviado pelo Marco. Assim, com mais este postal, já tenho 20 dos 32 locais UNESCO do México. A Reserva da Biosfera das Borboletas-monarcas foi classificada como Património Mundial em 2008. 

Foto: Encar
A Reserva da Biosfera das Borboletas-monarca situa-se nas terras altas do México central e criada para proteger o habitat de inverno e reprodução das borboletas-monarca. 
Todos os outono, milhões de borboletas de vastas áreas da América do Norte voltam a este local e reproduzem-se em pequenas áreas de reserva florestal, colorindo suas árvores de laranja e conseguem dobrar literalmente os ramos das árvores com o seu peso. 
Na primavera, essas borboletas começam uma migração de oito meses que as leva desde o leste do Canadá, até ao México e de volta ao Canadá, durante os quais quatro  gerações sucessivas  nascem e morrem. Como eles encontram seu caminho de volta para o seu local de hibernação permanece um mistério. 

sábado, 19 de setembro de 2015

Cabo San Lucas - México

Cabo San Lucas é uma das áreas classificadas e identificadas na lista da UNESCO como Ilhas e Áreas Protegidas do Golfo da Califórnia. O local foi inscrito na lista do Património Mundial em 2005 e é composto por 244 ilhas, ilhéus e áreas costeiras localizadas no Golfo da Califórnia, no nordeste do México. 
Este 4º postal enviado pelo Marco mostra o Arco de San Lucas, o local exacto onde o Oceano Pacífico se transforma em Golfo da Califórnia, também conhecido como Mar de Cortez. 

O Mar de Cortez e as suas ilhas são um laboratório natural para a investigação da especiação. Além disso, quase todos os processos oceanográficos que ocorrem nos oceanos do planeta estão presentes aqui, dão-lhe uma extraordinária importância académica. 
O local tem uma beleza natural incomparável num cenário dramático, formado por ilhas acidentadas com falésias altas e praias de areia, em contraste com as zonas áreas áridas e água azul-turquesa circundante.    

© Claude Vogel
O Arco é um traço distintivo do Cabo San Lucas. Esta formação rochosa acidentada cor de caramelo, irrompe do mar na ponta da península de Baja. O Arco é também conhecido como o Fim da Terra, porque, em linha recta, se seguir uma linha no sentido sul a partir daqui, só se volta a tocar terra quando se alcançar o Pólo Sul.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Morelia - México

O 3º postal mexicano enviado pelo Marco vem de Morelia e mostra o aqueduto da cidade. 
Morelia é a capital do Estado mexicano de Michoacán e principal cidade do município do mesmo nome. o centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1991.

Construída no século XVI, Morelia é um exemplo extraordinário do planeamento urbano que combinas as do Renascimento Espanhol com a experiência Mesoamericana. Perfeitamente adaptadas aos socalcos destes estado montanhoso, as ruas ainda seguem o traçado original. Os mais de 200 edifícios históricos, todos feitos com a característica pedra cor-de-rosa da região, reflectem a história arquitectural da cidade, revelando a mestria e mistura ecléctica do espírito medieval com o Renascimento, Barroco e elementos neoclássicos. 
Morelia foi o berço de várias personalidades importantes do México independente e teve um papel de destaque no história do país.

O aqueduto de Morelia, construído com a tal pedra rosa característica de região, mede 1810 metros e é composto por 253 arcos e duas cisternas de água.
. Em 1785 o bispo Fray Antonio de San Miguel ordenou a construção de um aqueduto com dois objetivos: levar água potável para a cidade que tinha sido atingida por uma terrível seca durante dois anos e proporcionar trabalho para os povos indígenas da região. 

Querétaro - México

Esta cidade com nome esquisito também faz parte da lista da UNESCO e agora faz parte da minha colecção. Querétaro é a capital e a maior cidade do estado com o mesmo nome, situado no centro do México.  

© www.exploworld.com
A cidade tem um centro histórico bem preservado, tendo sido classificada Património Mundial pela UNESCO em 1996. A classificação teve por base dois dos seus critérios culturais, considerando que o local é de valor universal excepcional e é um exemplo excepcional de uma cidade colonial cujo planeamento  simboliza a sua  população multi étnica. Muitos dos seus edifícios mais notáveis datam dos séculos XVII e XVIII. 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

San Miguel de Allende - México

Aqui há tempos o Marco, um mexicano a viver na Áustria, perguntou-me se lhe arranjava uns selos e blocos portugueses. Fui ver aos correios e não tinham nada do que ele queria. Como ele se propunha a enviar-me 5 locais UNESCO mexicanos em falta na minha colecção, acabei por encomendar os selos que ele queria através do site dos CTT. Consegui o que ele queria e em troca risquei de uma só vez 5 locais da minha lista. Começo então com um postal de San Miguel de Allende. 

Localizada no estado de Guanajuato, a 265 kms da Cidade do México e 96 kms da capital do estado,  Guanajuato, San Miguel está situada dentro planalto central montanhoso do México.
Em tempos foi um local de paragem importante na rota de prata entre Zacatecas e Cidade do México. O seu centro histórico está repleto de edifícios bem preservados dos séculos XVII e XVIII. Com suas ruas estreitas de paralelepípedos, pátios verdes, bonitos detalhes arquitectónicos e interiores sumptuosos, San Miguel de Allende é sem dúvida uma das mais bonitas cidades no México.
Em 2008 a UNESCO reconheceu San Miguel de Allende e o Santuário vizinho de Jesus de Atotonilco como Património Mundial da Humanidade, citando a arquitectura religiosa e civil da cidade como uma demonstração da evolução de diferentes tendências e estilos, deste o Barroco até ao Neo-Gótico do final do século XIX.

Fotografia: Jüpgen Bavoni * Diseño: G. Escobedo
A Igreja Paroquial San Miguel Arcángel é única no México e no emblema da cidade. Tem uma fachada Neo-Gótica, com duas torres altas que podem ser vistas de várias partes da cidade. É uma das igrejas mais fotografados no México. A igreja foi construída no século XVII, com uma fachada tradicional mexicana. A actual fachada gótica foi construída em 1880 por Zeferino Gutierrez, que era um pedreiro indígena e arquitecto autodidacta. Diz-se que a inspiração de Gutierrez veio de postais e litografias de igrejas góticas na Europa. 

domingo, 13 de setembro de 2015

Parque Ibirapuera - Brasil

Continuo com postais de São Paulo e estes são todos do Parque Ibirapuera. Os postais chegaram em diferentes alturas e foram enviados pela Paula, pela Déa, pela Ilona e pela Luzia. 

O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade.

 O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a humidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. 

 BR-61696, enviado pela Ilona.
O parque tem uma área de 1.6 milhão de metros quadrados. O projecto arquitectónico é de Oscar Niemeyer e o  paisagístico de Roberto Burle Marx. 
O parque conta com três lagos artificiais, uma ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. 

Oferece múltiplas opções culturais, exibições artísticas, desportos e lazer. Abriga entre várias instituições o Pavilhão da Bienal, o Planetário, o MAM - Museu de Arte Moderna, o Museu Afro, e a OCA, hoje pavilhão de exposições. Na entrada do parque temos o monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret, que trabalhou na obra durante 30 anos, a Assembleia Legislativa e o Obelisco com 72 metros de altura.

O Obelisco é um monumento funerário, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. A sua construção foi iniciada em 1947 e concluída em 1970. Guarda os corpos de 4 estudantes mortos durante a Revolução de 1932, e de outros 713 ex-combatentes.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Catedral da Sé de São Paulo - Brasil

Se não me esquecer de nenhum, estes são todos os postais que tenho da Catedral da Sé de São Paulo. O 1º postal é um oficial, os dois seguintes foram enviados pelo Márcio e o último pelo José. 

Foto: Sérgio O. Rehder
BR-3586883, enviado pela Ana.
A Catedral Metropolitana de São Paulo localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.

Os trabalhos da catedral actual começaram em 1913 no local donde foi demolida uma outra catedral em 1911.

O arquitecto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projectou uma enorme igreja em estilo eclético, por possuir vários elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.

Mundial Com. de Postais Lda.
A inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, com as torres ainda inacabadas, mas a tempo para a celebração do quarto centenário de São Paulo, no dia 25 de Janeiro. As torres foram terminadas somente em 1967. 

Lagos Esmeralda - Nova Zelândia

Um novo postal, um novo país mas o tema continua a ser o mesmo, vulcões. Esta bonita paisagem vulcânica situa-se no Tongariro Crossing, o trilho de caminhada de longa distância mais famoso do Parque Nacional de Tongariro. 
O postal foi enviado pela Adrienne.

Photo © Edward Shaw
Atravessar uma paisagem vulcânica na presença de dois vulcões activos, faz com que o Tongariro Crossing seja uma das caminhadas mais famosas da Nova Zelândia. O ponto alto desta caminhada é chegar aos Lagos Esmeralda. Eles foram criados após a água ter coberto as crateras resultantes de explosões e a cor verde vem dos minerais filtrados de áreas termais próximas. 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Parque Nacional de Bromo Tengger Semeru - Indonésia

O 1º destes postais é um oficial da Rep. Checa mas o postal é da Indonésia mais propriamente do Parque Nacional de Bromo Tengger Semeru. O 2º postal foi enviado pela Shinta há 5 anos. 

© mauritius images/Alamy
CZ-654836, enviado pelo Homer.
O Monte Bromo, e os vulcões Batok e Semeru encontram-se no Parque Nacional de Bromo Tengger Semeru, que se localiza na parte oriental da ilha de Java.

O complexo vulcânico de Tengger tem na sua antiga cratera 5 outros vulcões, entre eles o Bromo e o Batok. Mais a sul no parque, existe outro complexo vulcânico, chamado o Grupo Semeru. é neste grupo que se encontra o vulcão Semeru, o pico mais alto da ilha de Java.

Festival Thaipusam - Malásia

Recebi este postal há uns meses depois de ter feito uma troca com a Bei Hao. 
Thaipusam é o festival hindu celebrado pela comunidade tâmil da Índia, Malásia e Singapura,  durante a lua cheia no mês tâmil de Thai (janeiro/fevereiro). O postal mostra parte do Festival Thaipusam que na Malásia se realiza no Templo das Grutas Batu e em Penang. 
Todos aqueles que desejam pedir um favor futuro, cumprir um voto em troca de um favor concedido, ou  arrepender-se dos seus pecados passados, irão participar neste festival.

A procissão para as grutas começa no Templo Sri Mahamariamman, Kuala Lumpur no coração da cidade e prossegue durante uns 15 km até chegar às cavernas. É uma caminhada de cerca de 8 horas à qual se junta a subida dos 272 degraus até ao topo do templo. 
Os devotos carregam recipientes com leite para oferecer ao Senhor Murugan à mão ou em portadores decorados enormes em seus ombros chamados 'kavadi'. 
O festival é marcado pelo ritmo dos percussionistas que levam os participantes a atingirem um estado de transe. O ritmo aumenta bem como a velocidade da dança, para depois reduzir lentamente. Este espectáculo masoquista não é o mais apropriado para as pessoas mais sensíveis. Homens e mulheres perfuram os seus corpos e penduram limões e maçãs em ganchos espetados nos corpos e dançam num estado de transe até chegarem à escadaria que leva à entrada principal do templo. Há devotos que carregam pesadas estruturas ornamentadas, subindo os cerca de 272 degraus para o templo, enquanto outras centenas, furam a língua, bochechas, queixo, e costas com ganchos e ferros. 
Alguns caminham calmamente e recitam orações, outros entram num estado de transe religioso, cantando e dançando enquanto os apoiantes os puxam por longas cordas presas a ganchos espetados nas suas costas. Kavadi Attam é o nome desta dança celebrada durante a cerimónia dedicada a Murugan, o Deus da Guerra da comunidade Tamil. O Kavadi é uma penitência física através da qual os devotos imploram ajuda a Murugan. Os hindus fazem um voto para oferecer a Kavadi ao seu Deus afim de evitarem uma grande calamidade. Por exemplo se o filho do devoto tem uma doença fatal, ele reza a Shanmuga para garantir a cura do seu filho em troca do seu sacrifício. - in: http://www.radiomonsanto.pt/detalhe-noticia.php?id=330

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Templo Bayon - Camboja

A viagem da Ara pela Ásia também incluiu uma passagem pelo Camboja. A palavra que ela usou para descrever o país foi "incrível". Acredito que tenha sido. Enviou-me um postal do Templo Bayon ao qual junto os outros dois que já tinha de lá, um enviado em 2008 pela Mian das Filipinas e o outro enviado como oficial da Indonésia o ano passado. 


Photo © The Color Art Photography, Cambodia
O Templo Bayon é um dos vários templos em Angkor e fica situado dentro das muralhas de Angkor Thom. O Parque Arqueológico de Angkor contém as ruínas de diversas capitais do Império Khmer, dos séculos IX a XV.

O Templo Bayon foi contruído no final do séc. XII, início do séc. XIII, pelo Rei Jayavarman VII e era dedicado a Buda. Este templo é conhecido pelas suas 216 gigantes e sorridentes caras de pedra, dispersas por 54 torres.

ID-118232, enviado Aarati
Não há uma explicação unânime sobre estas cabeças, que representarão o Rei Jayvarman VII. Uma das teorias é que cada torre representa 1 dos 54 distritos em que o Império terá sido dividido em determinado momento, estando cada torre apontada para um distrito diferente. Como Bayon fica situado no centro do centro da cidade fortificada, significaria que cada distrito estaria vigiado por 4 atentas cabeças do rei no coração do Império.