terça-feira, 8 de setembro de 2015

Templo Bayon - Camboja

A viagem da Ara pela Ásia também incluiu uma passagem pelo Camboja. A palavra que ela usou para descrever o país foi "incrível". Acredito que tenha sido. Enviou-me um postal do Templo Bayon ao qual junto os outros dois que já tinha de lá, um enviado em 2008 pela Mian das Filipinas e o outro enviado como oficial da Indonésia o ano passado. 


Photo © The Color Art Photography, Cambodia
O Templo Bayon é um dos vários templos em Angkor e fica situado dentro das muralhas de Angkor Thom. O Parque Arqueológico de Angkor contém as ruínas de diversas capitais do Império Khmer, dos séculos IX a XV.

O Templo Bayon foi contruído no final do séc. XII, início do séc. XIII, pelo Rei Jayavarman VII e era dedicado a Buda. Este templo é conhecido pelas suas 216 gigantes e sorridentes caras de pedra, dispersas por 54 torres.

ID-118232, enviado Aarati
Não há uma explicação unânime sobre estas cabeças, que representarão o Rei Jayvarman VII. Uma das teorias é que cada torre representa 1 dos 54 distritos em que o Império terá sido dividido em determinado momento, estando cada torre apontada para um distrito diferente. Como Bayon fica situado no centro do centro da cidade fortificada, significaria que cada distrito estaria vigiado por 4 atentas cabeças do rei no coração do Império.

Sem comentários: