terça-feira, 15 de setembro de 2015

San Miguel de Allende - México

Aqui há tempos o Marco, um mexicano a viver na Áustria, perguntou-me se lhe arranjava uns selos e blocos portugueses. Fui ver aos correios e não tinham nada do que ele queria. Como ele se propunha a enviar-me 5 locais UNESCO mexicanos em falta na minha colecção, acabei por encomendar os selos que ele queria através do site dos CTT. Consegui o que ele queria e em troca risquei de uma só vez 5 locais da minha lista. Começo então com um postal de San Miguel de Allende. 

Localizada no estado de Guanajuato, a 265 kms da Cidade do México e 96 kms da capital do estado,  Guanajuato, San Miguel está situada dentro planalto central montanhoso do México.
Em tempos foi um local de paragem importante na rota de prata entre Zacatecas e Cidade do México. O seu centro histórico está repleto de edifícios bem preservados dos séculos XVII e XVIII. Com suas ruas estreitas de paralelepípedos, pátios verdes, bonitos detalhes arquitectónicos e interiores sumptuosos, San Miguel de Allende é sem dúvida uma das mais bonitas cidades no México.
Em 2008 a UNESCO reconheceu San Miguel de Allende e o Santuário vizinho de Jesus de Atotonilco como Património Mundial da Humanidade, citando a arquitectura religiosa e civil da cidade como uma demonstração da evolução de diferentes tendências e estilos, deste o Barroco até ao Neo-Gótico do final do século XIX.

Fotografia: Jüpgen Bavoni * Diseño: G. Escobedo
A Igreja Paroquial San Miguel Arcángel é única no México e no emblema da cidade. Tem uma fachada Neo-Gótica, com duas torres altas que podem ser vistas de várias partes da cidade. É uma das igrejas mais fotografados no México. A igreja foi construída no século XVII, com uma fachada tradicional mexicana. A actual fachada gótica foi construída em 1880 por Zeferino Gutierrez, que era um pedreiro indígena e arquitecto autodidacta. Diz-se que a inspiração de Gutierrez veio de postais e litografias de igrejas góticas na Europa. 

Sem comentários: