sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Mons - Bélgica

 Gostei muito de viajar pela Bélgica e fiquei com vontade de visitar mais algumas cidades no futuro. A Raquel foi a um encontro em Mons em Março e depois de ter recebido o postal dela pesquisei sobre a cidade e parece-me bem interessante, é hipótese para uma próxima visita ao país. Em Agosto a cidade voltou a receber mais um encontro Postcrossing, a Raquel este presente mais uma vez e enviou-me outro postal de lá. 

© Edit. Thill, S. A., Bruxelles
Mons, conhecida como a capital cultural da Valónia e capital da província de Hainaut, situa-se no sudoeste da Bélgica. Este ano, juntamente com a cidade checa de Plzeň, Mons é a Capital Europeia da Cultura. 
Das imagens no postal apenas não consigo identificar o edifício no canto inferior esquerdo. Nas outras imagens estão o edifício da Câmara Municipal; o campanário que está classificado como um local UNESCO; uma estátua de bronze de um macaco que se encontra na fachada da Câmara Municipal e que é um símbolo muito popular da cidade; um festival local, provavelmente a  Lumeçon, a recriação de uma luta entre São Jorge e o dragão e finalmente a igreja colegiada de Sainte-Waudru. 

Photo de S. Santarelli
O campanário de Mons é um dos 33, se não me enganei a contá-los, campanários belgas que constam na lista do Património Mundial da Humanidade, juntamente com mais uns quantos franceses.
É o único campanário belga em estilo barroco. A sua construção iniciou-se em 1661 e terminou em 1672. 
Em tempos serviu para avisar a população em caso de incêndio e também para a alertar contra bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Sem comentários: