terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Mina Blegny - Bélgica

Não foi fácil mas finalmente consegui postais de todos os locais UNESCO da Bélgica. Este, tal como o postal do Canal do Centro, foi enviado pela Natália.
A Mina Blegny é um dos quatro antigos locais de exploração mineira na região belga da Valónia. Principais sítios mineiros da Valónia entraram para a lista do Património Mundial em 2012 por "serem um exemplo de arquitetura utópica dos primórdios da era industrial na Europa com um conjunto industrial e urbano extremamente integrado...".
Blegny e as outras três minas, Gand-Hornu, Bois-du-Luc e Bois du Cazier, são as minas de carvão dos séculos XIX e XX, mais bem preservadas da Bélgica.  

© Blegny-Mine
As minas de carvão da Valónia foram em tempos das mais produtivas na Europa Ocidental, mas na década de 1970, uma após outra, as minas foram forçadas a encerrar porque a extracção do carvão tornou-se  economicamente inviável. A Mina de Blegny, perto de Liège, foi uma das últimas a cessar a produção (em 1980). Poucos meses depois as autoridades decidiram preservá-la para que as futuras gerações pudessem apreciar o trabalho árduo que os mineiros tiveram de suportar, e o enorme contributo que deram para que a  Bélgica pudesse prosperar.
Blegny é a única mina na Europa continental, onde se pode descer para as galerias subterrâneas e, literalmente, tocar o rosto de carvão a uma profundidade de 30 e 60 metros. Algumas das brocas de mineração continuam a trabalhar, e ao visitante é dada uma demonstração surpreendente do ruído, das condições de superlotação e as trevas em que os homens que viveram e morreram no subsolo, tinham de suportar.
De volta ao solo, alguns dos edifícios de superfície também foram preservados, incluindo os edifícios onde o carvão era lavado e separado, a galeria onde os mineiros iram buscar os seus materiais de trabalho e os chuveiros.

Sem comentários: