terça-feira, 17 de novembro de 2015

Monte Saint-Michel - França

Quero tanto ir a este lugar. Muito obrigada professora Corine por me ter falado nele há uns anos. Em quanto eu não vou até lá, vêm os postais até cá e nos últimos 7 anos chegaram estes enviados pela Ara, pela Hanna, pela Valérie e pela Raquel. 

Éditions D'Art * Photo: H. Marcou
O Monte Saint-Michel é uma pequena ilha famosa pela sua abadia gótica, situada a 1,6 km ao largo da costa da Normandia, no noroeste da França na Baía de Mont-Saint-Michel, no Canal Inglês. A ilha, localizada a 5 km da costa durante a Idade Média, está agora cercada por água apenas duas vezes por mês. A imponente abadia beneditina é uma obra arquitectónica construída no século XIII, substituindo a abadia original, que foi fundada em 708 por Saint Aubert, bispo de Avranches, mas destruída pelo rei Filipe II de França em 1203.

As suas fortificações permitiram que a ilha resistisse aos repetidos ataques ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.
 A abadia serviu como prisão durante o reinado de Napoleão I. Restaurada depois de 1863, e ligada ao continente por uma ponte (concluída em 1875), a abadia é um monumento histórico nacional e um Património Mundial da UNESCO. É uma das grandes atracções turísticas da França.

O Monte Saint Michel está situado no coração de um ambiente excepcional. A Baís do Monte Saint Michel Bay tem as marés mais altas na Europa, até 15 metros de diferença entre maré baixa e a maré alta, que transformam a paisagem circundante duas vezes por dia. 
As marés são causadas pela acção dos corpos celestes, principalmente do sol e da lua. Quando eles estão em linha com a terra, a atracção é multiplicada, anunciando as marés vivas, o que corresponde ao período de marés mais altas; pelo contrário, se o sol e a lua formam um ângulo recto, a atracção é reduzida e estamos em marés mortas, o período de menor movimento das marés.

  Artaud Frères - Editeurs 
Este fenómeno é acentuado na baía do Monte Saint-Michel porque como a rocha está na parte de trás da baía, o mar não atinge o Monte durante as marés mortas. Por outro lado, durante as marés vivas, o mar atinge o Monte mas só depois de 4 horas e 30 minutos, após o início da maré alta, cerca de quinze em quinze dias.

1 comentário:

M. A. Leal disse...

Ai, como quero visitar esse lugar...belos postalinhos.